14.6.13

Sem chiar


Algumas semanas atrás, meu irmão me jogou um desafio: deixar o açúcar (só um pouco, vai) de lado e usar os ingredientes que me mandou, direto do Mercado Municipal de Curitiba para o Lago Norte, em receitas salgadas e mais saudáveis.

Minha primeira tentativa taí. Eu tinha de começar com abobrinhas, pois são um coringa nesta cozinha aqui, e escolhi as sementes de chia, que não exigiam preparação prévia. Busquei a receita no No Recipes - o chef tenta ensinar a cozinhar sem receita, mas eu sempre acabo seguindo as dele. Fiz uma ou outra modificação apenas. E ficou ótimo!

Pão-bolo de abobrinhas com chia
- 2 abobrinhas médias
- 1 colher de chá de sal cheia
- 1 xícara de farinha de trigo branca
- 1/2 xícara de farinha de trigo integral
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 1/2 colher de chá de cominho
- 3 ovos
- 1/2 xícara de azeite
- 2 colheres de sopa de água
- 1 colher de sopa sementes de chia

Passe as abobrinhas em ralador grosso, misture com o sal e deixe drenar em uma peneira.

Enquanto isso, misture as farinhas, o açúcar, o fermento e o cominho e reserve. Bata os ovos com o azeite e a água rapidamente, até a mistura ficar aerada.

Junte a abobrinha drenada e misture. Depois, os ingredientes secos e, por último, a chia.

Coloque a massa em uma forma de bolo inglês untada e farinhada e, por cima, polvilhe um pouco mais de chia, para fazer um bonito. Asse em forno preaquecido por cerca de 40 minutos, até um palito fincado no meio sair seco.

Deixe esfriar uns dez minutos na forma e, depois, em uma grade.

(Fica duas vezes delicioso quando as fatias são ligeiramente torradas... com uma manteguinha em cima... hmmmm)


PS.: Esse título, além do "tracadalho" com o ingrediente, é uma lembrança da noite violenta que São Paulo viu ontem, na manifestação popular em que centenas foram agredidos pela PM. Porque nesse país as pessoas podem até achar a situação ruim, mas sem chiar, senão leva bala de borracha e gás lacrimogêneo.

12.6.13

Tudo azul


Neste Dia dos Namorados, quando o Brasil é invadido por corações vermelhos e exageros, eu vou para o outro lado: um bolinho simples, azul, com recheio de geleia de amora (na falta de mirtilos) e cobertura com cor do céu de Brasília. Não tenho raiva da data; só que ela terá de ser adiada aqui em casa porque meu namorido está a muitos, mas muitos mesmo, quilômetros de distância.

(Então pode-se dizer que eu estou meio blue? É, pode ser.)

Essa massa é um pouco grossa antes de assar e, por isso, pode ser chatinho encher as forminhas com a colher; uma opção é usar um saco de confeiteiro. Depois de assado, fica mais sequinho do que os muffins normais. Por isso, gosto de usá-lo com recheios bem moles, como a geleia, para um item compensar o outro.

Além disso, é pouco doce, também perfeito para ser recheado. Mas a quantidade de açúcar pode ser dobrada se você quiser.

Bolinho azul
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1 colher se sopa de fermento em pó
- 2 ovos em temperatura ambiente
- 1/2 xícara (90 gramas) de manteiga sem sal amolecida
- 3/4 de xícara de leite
- Geleia de mirtilos ou amora (ou qualquer outra de sua preferência)

Misture os ingredientes secos e reserve. Bata os demais ingredientes até incorporarem, junte os secos e bata até misturar bem.

Coloque um pouco de massa nas forminhas, o suficiente apenas para cobrir o fundo. Coloque uma colherinha de chá rasa de geleia (se estiver muito consistente, amoleça em fogo baixo ou rapidamente no microondas). Coloque mais massa em cima, o suficiente para preencher dois terços. Asse em forno preaquecido até o palito sair limpo (de massa).

Para a cobertura, usei marshmallow tingido com corante alimentício azul. Mas você pode colocar o que quiser: chantilly, mais geleia, açúcar, ou nada.

9.6.13

Correndo atrás do arco-íris


Meu filho chega correndo em casa. "Mãe, faz um bolo de arco-íris para mim?"

Eu não sabia do que ele estava falando. Pensei que ele tinha visto mais um dos memoráveis arco-íris que cruzam o céu de Brasília, juntou com a visão da mãe na cozinha, e saiu com essa. "Não, mãe, o bolo do aniversário da minha amiga!" Essas crianças e suas mentes concretas.

Lembrei então que vi algo sobre isso no blog The Cookie Shop. Fui para o Google e, voilá, um monte de receitas.


Basicamente é um bolo branco - serve até o preparo pronto, para quem não quer ter trabalho - dividido em porções e tingido com corante alimentício. Como tinha algumas cores em casa (não todas do arco-íris, mas até aí meu filho ainda não sabe quais são elas, então tudo bem), pude cumprir o prometido na mesma hora.

No fundo você pode sentir um gostinho do corante. Mas nada que estrague a surpresa de partir o bolo e ver a explosão de cores. É de uma delicadeza ímpar.

Para inspirar, escolha qual vídeo prefere, da Judy Garland ou do Double Rainbow Guy. Afinal, cada um tem o arco-íris que merece, né?





Bolo arco-íris
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 3 ovos
- 1 xícara de leite
- 3/4 de xícara de óleo de canola ou girassol
- 1 xícara de açúcar
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- Corantes alimentícios nas cores vermelha, laranja, amarela, verde, azul e violeta

Peneire e misture os secos. Bata o restante dos ingredientes (menos os corantes) e, aos poucos, acrescente e incorpore os secos.

Divida a massa em seis partes, uma delas com um pouco mais do que as outras - essa será a primeira a ser colocada na forma redonda, untada e farinhada. Coloque poucas gotas ou, no caso de corante em gel, uma gotinha na ponta de um palito. Misture bem.

Despeje cada massa bem no centro da forma, uma sobre a outra. Asse em forno preaquecido até o palito sair seco. Deixe amornar antes de colocar a cobertura. No meu caso, usei mashmallow com duas gotinhas de corante azul. E petico jogou estrelinhas coloridas em cima.

2.6.13

Curtiu?

Para separar um pouco o joio do trigo, ou minha página pessoal das postagens desse blog, criei uma página no Facebook: para acompanhar as postagens, é só entrar em www.facebook.com/blogsimplices e clicar em curtir.