26.5.07

Para o ano nascer feliz

Limpando meu computador, achei a foto ao lado. Foi o prato principal do jantar de réveillon. Peixe foi a escolha, pois três dos quatro convidados não comem carne vermelha e bichos com pena, que ciscam para trás, nos fariam regredir em 2007 tudo o que avançamos em 2006! hehehe...

(Olha, garanto que o gosto é melhor do que a imagem. :-S)

Salmão com ervas
- 2 filés de salmão de 1 kg a 1,2 kg cada, ou um salmão inteiro e limpo por dentro
- 120 gramas de manteiga derretida
- 25 gramas de ervas frescas picadas, como manjericão, hortelã, salsinha, coentro, cebolinha, alecrim...
- Suco de 1 limão
- Raspas de 2 limões
- 3 dentes de alho picados
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- 4 colheres de sopa de azeite + um pouco para pincelar

Tire a cabeça e o rabo do salmão e com cuidado limpe todas as espinhas. Tempere com sal e o suco do limão. Numa tigela, misture todos demais ingredientes. Ligue o forno.

Abra o peixe e disponha a mistura, ou coloque sobre um dos filés. Feche (ou coloque o outro filé por cima) e amarre bem o bicho, de cabo a rabo, deixando um espaço de 3 a 4 centímetros entre cada passada de barbante, para que o recheio não escape quando esquentar.

Pincele o azeite e salpique sal e pimenta por cima. Leve ao forno para assar por dez minutos, vire o bicho e asse por mais dez. Se ele for muito grosso, pode demorar mais um pouquinho. Tire o bicho do forno, deixe ele descansar uns três minutinhos, corte o barbante e sirva com seu legume de preferência e lentilhas, para ter tudo de bom no ano que começa.

2 comentários:

Manu disse...

Mmmmmmm!!!!!!!!

Amo salmao!!!!!!!!

Bjos!

A simplicista... disse...

Manú, eu também! Eita peixe versátil! E eu nem encano em comer o bicho cultivado, já que o selvagem está em vias de extinção por causa da sobrepesca. A consciência ecológica agradece!