19.5.13

A tal da pizza


É uma unanimidade. Segue uma receita de massa bem facinha e bem gostosa. Fico feliz em encontrá-la, já que Brasília não é conhecida pela facilidade de achar boas pizzarias (ter, tem, mas são poucas e caaaaaras).

Massa para pizza (rende duas médias)
- 250 ml de água morna
- 1/2 xícara de óleo
- 3 colheres de chá rasas de sal
- 1/2 colher de chá de açúcar
- 1 pacote de fermento biológico seco instantâneo (10 gramas)
- 1/2 quilo de farinha de trigo peneirada

Coloque a água morna em uma vasilha, junte o óleo, o sal, o açúcar e o fermento e misture com uma colher.  O fermento vai começar a reagir e a mistura vai ficar opaca.

Vá juntando a farinha de trigo aos poucos, primeiro com a ajuda de uma colher e depois, vá misturando com as mãos. A massa vai ficar bem molenga, meio pegajosa, mas soltando das mãos.

Deixe a massa na vasilha, cubra com um pano de prato e deixe em um lugar tranquilo por uma hora. Ela vai dobrar de tamanho. Enquanto isso, vá preparar os ingredientes da cobertura.

Divida a massa em dois. Jogue um pouco de farinha na bancada, "empane" a massa e comece a trabalhar, abrindo com as mãos. Ela é puxa-puxa, então você vai terminar de abrir na forma, untada com pouquíssimo óleo. Pincele molho de tomate e preasse em forno médio.
Retire do forno, coloque mais molho de tomate e o recheio que quiser (fiz metade mussarela+parmesão+manjericão e metade mussarela+gorgonzola+cubos de bacon) e leve ao forno para terminar de assar.

Nenhum comentário: