20.10.13

Misturinha brasileira



Você conhece o baru?

Quem é do cerrado conhece ou pelo menos já ouvi falar. Eu, que cresci e vivi mais de três décadas na mata atlântica (ou melhor, onde antes havia a mata atlântica), só fui apresentada há pouco mais de um ano - e foi paixão à primeira mordida. Acima, você vê com casca e sem.

O gosto do baru lembra bem de longe o do amendoim. Tem alta concentração de proteínas e óleos e é boa tanto em salgados (como pães), doces e puro. É um ingrediente que entrou na minha cozinha para ficar: estou sempre pensando em formas diferentes de utilizá-lo.

Hoje em fiz um bolo de coco com baru. A receita original é da Juliana, do Pitadinha, e fiz algumas poucas adaptações Com receio de ficar seco, usei coco fresco pela primeira vez na minha vida - furei, esquentei, quebrei, limpei e passei no processador (ralar é demais, vai). Mas, depois de pronto, achei que não deve ficar diferente com coco ralado de pacotinho. Claro que o coco fresco dá outro sabor e cheiro, né?


Bolo de coco e baru

Ingredientes:
- 2 3/4 xícaras de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- Uma pitada de sal
- 200 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 2 xícaras chá de açúcar
- 4 ovos
- 1 xícara de leite de coco
- Cerca de 60 gramas de coco ralado fresco
- 1/2 xícara de baru processado

Torre o baru (se ainda não estiver torrado, o que é improvável), descasque e bata em um processador até ficar fino. Passe por uma peneira grossa e reserve os pedaços maiores para decoração.

Preaqueça o forno a 180 graus. Enquanto isso, bata a manteiga até clarear, junte o açúcar e bata até misturar.

Acrescente os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Acrescente os ingredientes secos peneirados intercalando com o leite de coco. Por último acrescente o coco ralado e o baru, misture rapidamente e transfira para uma forma grande untada e farinhada. Asse até o palito sair seco.

Calda:
- 1 xícara de açúcar de confeiteiro
- 6 colheres de leite de coco

Misture e jogue sobre o bolo ainda quente.


Nenhum comentário: