31.1.14

Suflê fingido


"Tem duas coisas que sempre acontecem à noite: mulher entrar no parto e gás acabar."

Com essa máxima, a empregada que trabalha em casa encerrou uma dúvida que me consumia: por que o gás sempre termina quando eu faço jantar, nunca quando ela faz almoço.

Esse "souflée" abaixo (escrito assim mesmo e com aspas, do meu fichário amarelado pelo tempo) quase foi perdido por causa de tal fatalidade. Ainda bem que maridón conseguiu comprar novo botijão de gás a tempo, e ainda bem que esse não é um "souflée" puro sangue.

"Souflée" de galinha
- 500 gramas de frango desfiado (eu usei o frango comprado já desfiado, já que essa é uma das atividades que eu mais odeio)
- 1/4 de cebola picada
- 1 colher de sopa de óleo
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 4 colheres de sopa de farinha de trigo
- 3 xícaras de leite
- 2 colheres de sopa de queijo parmesão
- 3 ovos a temperatura ambiente, claras e gemas separadas
- Sal e pimenta a gosto

Primeiro refogue o frango no óleo e na cebola, tempere e reserve. Enquanto isso, esquente o leite até ficar morno.

Em seguida, prepare um molho bechamel: derreta uma colher de sopa de manteiga, acrescente a farinha e mexa rapidamente, para dourar. Depois coloque o leite aos poucos, mexendo sempre, até engrossar (eu gosto de usar um fouet para isso, para evitar que embolote).

Tire o molho do fogo, jogue a colher de manteiga restante (gelada, de preferência), as gemas rapidamente batidas em separado e uma colher de parmesão. Misture até a manteiga derreter e as gemas ficarem bem incorporadas. Reserve.

Bata as claras em neve, em picos firmes mas não duros. Misture delicadamente na massa reservada. Se precisar, acerte o sal. Coloque em um pirex untado, polvilhe com queijo parmesão e asse em forno médio-baixo até dourar.

Nenhum comentário: