30.4.07

Favos da felicidade

Minha mãe vai se mudar para uma cidade 220V. Portanto, estou herdando alguns UDs 110V - entre eles, uma máquina de waffle. Foi a sensação lá em casa. Fizemos, refizemos, trefizemos - e o resultado é sempre um espetáculo: crianças de 4 a 31 anos muito contentes!

A receita é da Rita Lobo, do Panelinha. Rende bastante. Guardei metade de um dia para outro na geladeira e deu certo:
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- ¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
- ¼ colher (chá) de sal
- ¼ xícara (chá) de açúcar
- ½ xícara (chá) de creme de leite fresco
- 1 ¾ xícara (chá) de leite
- 2 ovos
- ¼ xícara (chá) de manteiga, sem sal
- Óleo ou spray vegetal, o quanto baste para untar

Esquente a máquina de waffle. Coloque a manteiga num recipiente e leve ao microondas, por alguns segundos, para derreter. Se preferir, derreta em banho-maria. Num recipiente grande, acrescente a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e o açúcar. Faça um buraco no centro e acrescente o creme de leite, o leite, os ovos e a manteiga derretida. Misture bem a massa com um batedor de arames até que fique homogênea. Não bata a massa no liquidificador. Unte a máquina de waffle com spray vegetal. Se não encontrar gordura vegetal em spray, unte a máquina com óleo. Acrescente a massa na máquina e deixe assar até que fique dourada. Coloque a massa assada num prato e sirva com geléia, mel, chantilly, sorvete ou calda de bordo (maple syrup).

2 comentários:

Anônimo disse...

humm, que delícia. sabia que eu passei o fimde com vontade de comer waffle? acho que estava sentindo o cheirinho lá da sua casa. beijo

A simplicista... disse...

Epa! Vai lá em casa comer dia desses. É só levar creme de leite fresco, porque não o tenho permanentemente na geladeira.
beijo