28.6.07

Quebrando pré-conceitos

Namorido estava maluquinho por arroz doce. Fui atrás de uma receita original, não estas correntes com leite condensado. Achei no livro "Arroz sem feijão".

Ficou bem bom, realmente com gosto de antepassados - mas da próxima vez vou tentar com gema a menos. Para quebrar a doçura, aproveitei os morangos que estavam vencendo na geladeira.

Anedótico foi saber que meus convidados não gostavam de arroz doce. Não sei se por educação ou sucesso, eles limparam os copinhos... O comentário de ambos foi: "Olha, pra falar a verdade não gosto de arroz doce, mas este aqui está realmente bom!" ÊÊÊÊÊ!

Arroz doce portuga com azedinho
- 2 copos de d'água
- 1 litro de leite
- 2/3 xícara de arroz (arborio)
- 4 gemas
- 1 xícara de açúcar

Aqueça em fogo médio a água, 400 ml do leite e o arroz (sem lavar). Quando levantar fervura, reduza o fogo para o mínimo e mexa de vez em quando, para soltar o amido do arroz e não deixar pegar no fundo, até todo o líquido ser absorvido e o arroz cozinhar - se preciso, acrescente mais água fervente.

Ferva os 600 ml de leite restantes. Enquanto isso, misture muito bem as gemas e o açúcar, com a ajuda de um fouet. Acrescente o leite fervido aos poucos, enquanto mexe vigorosamente esta pasta para as gemas não coagularem.

Transfira o arroz para uma panela limpa e alta, adicione o creme de gemas e misture. Cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, porém mexendo freqüentemente até engrossar. Retire do fogo e deixe descansar por 15 minutos.

Calda
- 1 caixinha de morangos
- 2 a 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 limão
- Cravos a gosto

Lave os morangos, corte-os em pedaços (guarde alguns para ornar o doce pronto) e coloque em uma panela com o açúcar, o sumo do limão e os cravos. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando até virar um doce quase puxa. Prove e, se preferir, acrescente mais açúcar - mas lembre-se que ele vai acompanhar um prato verdadeiramente doce. Pesque os cravos.

Para servir, coloque o arroz em potinhos individuais, jogue a calda por cima e coloque o morango decorativo. Pode servir em temperatura ambiente ou geladinho, como fiz.

2 comentários:

laila radice disse...

cris, odeio quando fico sabendo q um conidado nao come isso ou aquilo...me sinto a mais desavisa...mas como nao gostar desse lindo arroz doce...nao tem como! bjos

A simplicista... disse...

:)
não tem como adivinhar sempre, né? mas acho que eles realmente gostaram, ou não teriam dito nada...
bj