4.4.08

De cabeça pra baixo


















Um dos meus sítios favoritos de comida chama-se La Tartine Gourmande. Além das fotos e receitas sensacionais, a autora adora tartlets em geral: supermeidentifico! :)

Tinha uma sobra da massa usada na torta-quiche de cogumelos e resolvi testar uma das receitas dela, uma mistura de dois pratos tradicionais franceses, o tarte tatin e o ratatouille. Dei uma bela adaptada com os (poucos) ingredientes que tinha em casa - senti falta especialmente de ervas. Ainda assim, ficou bastante honesto e merece ser aprimorado.

A receita original você encontra aqui.

'Tartouille'
- 1/2 cebola
- 1/2 alho-poró (ou dois dentes de alho)
- 1 berinjela
- 1 abobrinha
- 1/2 pimentão amarelo
- 2 tomates italianos
- Azeite
- Um choro de azeite balsâmico
- Pitada de cominho
- Sal e pimenta a gosto
- Gruyère

Comece picando os ingredientes: a berinjela em cubos (reservada polvilhada com sal), a abobrinha em rodelas, o pimentão em cubinhos, os tomates em rodelas grossas, o alho-poró em rodelas, a cebola picadinha.

Esquente uma colher de sopa de azeite e refogue a cebola e o alho com o cominho. Acrescente a abobrinha com um pouco de sal e mexa delicadamente de vez em quando, em fogo baixo, tampando sempre que possível, até cozinhar sem amolecer. Lembre-se que ele vai continuar a cozinhar no forno.

Tire a abobrinha e reserve. Faça o mesmo com o pimentão e, depois, com a berinjela - essa leva o azeite balsâmico e, quando estiver quase, quase pronta, acrescente os tomates e dê apenas uma mexida.

Desligue o fogo, misture todos os ingredientes e confira o sal. Coloque em uma forma de torta antiaderente, ou unte com azeite. Faça uma camada de gruyère ralado grosso.

Abra a massa em um círculo e coloque em cima. Use o cabo de um talher para empurrar as bordas para dentro. Asse em forno preaquecido até a massa ficar dourada, mais ou menos 30 minutos.

Deixe esfriar por alguns minutinhos antes de virar.

3 comentários:

laila radice disse...

genial!!!
barbara a idéia...eu amo os dois pratos entao a combinação me deixou euforica! assim q tiver uma chance farei! bjs

A simplicista... disse...

Laila, acho que você vai gostar (assim como sua irmã veggie...). A foto não faz juz.

beijo

Marcia disse...

Gostei demais deste prato... e adorei os fungos invadem minha cozinha. Bom demais... bjs