15.2.13

Vegetariano sim, senhor


Enquanto os homens da casa adoram uma carne vermelha, minha enteada linda está cada vez mais se voltando aos pratos vegetarianos. E sua fruta preferida é o tomate. Tá bom pra você? :-)

Fiz essa quiche em sua homenagem, e aproveitei para testar uma nova receita de massa podre - que deu muito certo. Ficou tão gostoso que eu acabei comendo mais do que ela... aiai.

Quiche de tomate e abobrinha

Massa:
- 380 gramas de farinha de trigo peneirada
- 10 gramas de sal
- 230 gramas de manteiga sem sal
- Água, o necessário para dar liga

Misture os ingredientes até formar uma massa uniforme. Faça uma bola, enrole em filme plástico e deixe na geladeira por pelo menos meia hora antes de usar. Abra na forma, faça furos com um garfo no fundo e asse rapidamente.

Aqui tem massa suficiente para duas quiches. O que sobrou eu congelei.

Recheio:
- 2 abobrinhas médias cortadas em juliana
- Um punhado de tomate-cereja ou grape
- 2 colheres de sopa de um bom azeite
- Uma boa pitada de cominho
- Sal e pimenta a gosto
- 3 ovos
- 1/2 copo de leite integral
- 1/4 de copo de creme de leite fresco
- 1 1/2 copo de queijo estepe ou gruyère
- Parmesão ralado (não de pacotinho, ok?)

Enquanto a massa descansa na geladeira, comece a preparar o recheio: descasque as abobrinhas e corte-as. Lave os tomates, corte pela metade e deixe-os descansando numa tábua com o interior exposto para baixo, para drená-los um pouco. Passe o estepe num ralador grosso e reserve.

Aqueça o azeite e jogue ali as abobrinhas, temperadas com o sal, a pimenta e o cominho. Deixe cozinhar por uns dez minutos, mexendo de vez em quando. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouquinho. Numa tigela, misture com um fouet os ovos, o leite, o creme de leite e o estepe, mais um tico de sal e pimenta.

Daí é só montar: forre o fundo da massa já preassada com as abobrinhas. Sobre elas, arrume os tomatinhos. Sobre eles, polvilhe um tico de sal. Sobre tudo, tentando não desarrumar todos os tomates, jogue a mistura de leite e ovos. Sobre o conjunto, jogue o parmesão ralado.

Asse em forno preaquecido por uns 30 minutos, até ficar dourado bem bonito e o cheiro tomar a casa. Sirva com uma saladinha de folhas verdes e um suco geladinho.

Nenhum comentário: