17.2.13

Frango de porre


Estava eu hoje revendo o fichário de receitas organizado pela minha tia-avó décadas atrás, procurando uma receita de frango assado que minha mãe fazia, quando me deparo com a seguinte pérola:

"Antes de sangrar a galinha, ou galo, dê-lhe, às colheradas, cêrca (sic) de 1 xícara de cachaça. (...)"

Pense segurar uma galinha, ou um galo, e jogar uma xí-ca-ra de pinga goela abaixo do bicho. Com uma colher. Rá. A vida hoje é muito mais fácil, heim?

Como eu não tenho uma galinha viva por aqui para deixar de fogo antes de matar segurando pela cabeça e girando no ar até quebrar o pescoço (ensinamento de minha mãe, nunca aplicado), usei quatro sobrecoxas com coxas congeladas mesmo.

Galinha de porre
- Sobrecoxas e coxas de 2 galinhas
- 1 lata de cerveja
- 2 laranjas
- 3 colheres de chá de sal
- Pimenta branca a gosto
- Umas folhinhas de sálvia rasgadas na hora

Deixe o frango nesta mistura por 1 hora. Asse coberto por alumínio em forno médio-alto com metade do caldo, e o restante vá jogando por cima de tempos em tempos. Depois de assado, tire o alumínio para dar uma cor.

Nenhum comentário: