14.6.13

Sem chiar


Algumas semanas atrás, meu irmão me jogou um desafio: deixar o açúcar (só um pouco, vai) de lado e usar os ingredientes que me mandou, direto do Mercado Municipal de Curitiba para o Lago Norte, em receitas salgadas e mais saudáveis.

Minha primeira tentativa taí. Eu tinha de começar com abobrinhas, pois são um coringa nesta cozinha aqui, e escolhi as sementes de chia, que não exigiam preparação prévia. Busquei a receita no No Recipes - o chef tenta ensinar a cozinhar sem receita, mas eu sempre acabo seguindo as dele. Fiz uma ou outra modificação apenas. E ficou ótimo!

Pão-bolo de abobrinhas com chia
- 2 abobrinhas médias
- 1 colher de chá de sal cheia
- 1 xícara de farinha de trigo branca
- 1/2 xícara de farinha de trigo integral
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 1/2 colher de chá de cominho
- 3 ovos
- 1/2 xícara de azeite
- 2 colheres de sopa de água
- 1 colher de sopa sementes de chia

Passe as abobrinhas em ralador grosso, misture com o sal e deixe drenar em uma peneira.

Enquanto isso, misture as farinhas, o açúcar, o fermento e o cominho e reserve. Bata os ovos com o azeite e a água rapidamente, até a mistura ficar aerada.

Junte a abobrinha drenada e misture. Depois, os ingredientes secos e, por último, a chia.

Coloque a massa em uma forma de bolo inglês untada e farinhada e, por cima, polvilhe um pouco mais de chia, para fazer um bonito. Asse em forno preaquecido por cerca de 40 minutos, até um palito fincado no meio sair seco.

Deixe esfriar uns dez minutos na forma e, depois, em uma grade.

(Fica duas vezes delicioso quando as fatias são ligeiramente torradas... com uma manteguinha em cima... hmmmm)


PS.: Esse título, além do "tracadalho" com o ingrediente, é uma lembrança da noite violenta que São Paulo viu ontem, na manifestação popular em que centenas foram agredidos pela PM. Porque nesse país as pessoas podem até achar a situação ruim, mas sem chiar, senão leva bala de borracha e gás lacrimogêneo.

Nenhum comentário: