12.6.13

Tudo azul


Neste Dia dos Namorados, quando o Brasil é invadido por corações vermelhos e exageros, eu vou para o outro lado: um bolinho simples, azul, com recheio de geleia de amora (na falta de mirtilos) e cobertura com cor do céu de Brasília. Não tenho raiva da data; só que ela terá de ser adiada aqui em casa porque meu namorido está a muitos, mas muitos mesmo, quilômetros de distância.

(Então pode-se dizer que eu estou meio blue? É, pode ser.)

Essa massa é um pouco grossa antes de assar e, por isso, pode ser chatinho encher as forminhas com a colher; uma opção é usar um saco de confeiteiro. Depois de assado, fica mais sequinho do que os muffins normais. Por isso, gosto de usá-lo com recheios bem moles, como a geleia, para um item compensar o outro.

Além disso, é pouco doce, também perfeito para ser recheado. Mas a quantidade de açúcar pode ser dobrada se você quiser.

Bolinho azul
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1 colher se sopa de fermento em pó
- 2 ovos em temperatura ambiente
- 1/2 xícara (90 gramas) de manteiga sem sal amolecida
- 3/4 de xícara de leite
- Geleia de mirtilos ou amora (ou qualquer outra de sua preferência)

Misture os ingredientes secos e reserve. Bata os demais ingredientes até incorporarem, junte os secos e bata até misturar bem.

Coloque um pouco de massa nas forminhas, o suficiente apenas para cobrir o fundo. Coloque uma colherinha de chá rasa de geleia (se estiver muito consistente, amoleça em fogo baixo ou rapidamente no microondas). Coloque mais massa em cima, o suficiente para preencher dois terços. Asse em forno preaquecido até o palito sair limpo (de massa).

Para a cobertura, usei marshmallow tingido com corante alimentício azul. Mas você pode colocar o que quiser: chantilly, mais geleia, açúcar, ou nada.

Nenhum comentário: