29.12.13

Trauma superado


Muitos anos atrás, a Lei de Murphy nos visitou na véspera de Ano Novo em todo seu resplendor. Tentamos fazer um semifreddo, seguindo uma receita que, segundo o Jamie Oliver, configura a sobremesa mais fácil do mundo.

Pode ser que seja verdade em Londres no inverno, não no verão brasileiro. Na nossa primeira tentativa, ele talhou todo. Baseado em ovos e creme de leite fresco, o semifreddo é um doce que lembra um sorvete, só que não - semifreddo significa "semicongelado", diz Jamie.

No ano passado, resolvemos arriscar de novo. Mas, dessa vez, procuramos uma receita em que os ovos eram cozidos (e não crus, como a do Jamie Oliver) e que não levasse frutas secas. Achamos uma receita australiana, com praliné de avelãs, e deu MUITO certo.

Neste ano, repetimos a dose. Murphy chegou a dar o ar da graça (tentamos fazer um praliné de baru, e foi um fracasso retumbante), mas conseguimos afastá-lo. O semifreddo deste Natal não ficou tão glorioso quanto do ano passado (alguns cristais de gelo se formaram, não sabemos se por causa da polpa de maracujá ou porque não acertamos o tempo entre a preparação do creme de leite e do creme de ovos). Mas, olha, não sobrou nada para contar história.

Semifreddo de maracujá e chocolate
- 3 ovos + 2 gemas
- 1 colher de chá de baunilha
- 1 copo cheio (220 gramas) de açúcar de confeiteiro
- 500 ml de creme de leite fresco
- 1 saquinho de polpa de maracujá
- 100 gramas de chocolate ralado

Tire a pele das cinco gemas e coloque, com as claras, a baunilha e o açúcar em uma tigela que possa ser levada ao fogo. Coloque sobre uma panela com água em fervura, mas de forma que a água não bata na tigela. Enquanto esquenta, bata a mistura com um mixer elétrico por 6 a 8 minutos, até ela ficar grossa e clara. Tire a tigela do fogo e deixe esfriar um pouco.

Bata o creme de leite até formar picos leves. Jogue na mistura e misture gentilmente, até incorporar (até aqui é a receita básica - a ela, você pode colocar o que quiser). Acrescente a polpa e o chocolate, até misturar, e disponha em uma forma com dois litros de capacidade. Cubra com filme plástico e coloque no freezer por seis horas. Tire do freezer um pouco antes de servir.

Nenhum comentário: