18.6.07

Tamanho não é documento

Sempre faço essa receita, que peguei no Panelinha e descobri, mais tarde, que se trata da mesma receita que já tinha de bolo de laranja - só trocando, obviamente, o ator principal. Mas dessa vez queria fazer minibolos, porções individuais, três mordidas e finito. Sucesso absoluto!

Bolo de cenoura

Massa:
- 3 cenouras pequenas
- 4 ovos
- 1 xícara de óleo de canola
- 400 gramas de açúcar
- 300 gramas de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
Calda:
- 2 colheres de sopa de margarina culinária
- 1 xícara de chocolate em pó, sem açúcar
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de leite

Acenda o forno em temperatura média e prepare as forminhas (ou unte e farinhe uma forma redonda, com buraco). Descasque as cenouras, corte em pedaços e jogue no liqüidificador, cruas mesmo. Junte o óleo e os ovos e bata até ficar uniforme.

Em uma tigela, junte os ingredientes secos, de preferência passados numa peneira, e misture. Jogue o creme de cenoura e mexa bem, com a ajuda de uma boa colher de pau. Preencha 2/3 de cada forminha, ou coloque na forma grande, e leve ao forno. Para checar se está cozido, espete um palito - se saiu limpo, está ok.

Enquanto o bolo está no forno, faça a calda de chocolate: coloque todos os ingredientes numa panela e mexa, em fogo médio, até começar a ferver. Abaixe o fogo e continue mexendo, até dar o ponto - quase como um brigadeiro, mas um pouco mais elástica. Passe nos bolinhos ou jogue no bolão enquanto tudo estiver ainda quente.

7 comentários:

Anônimo disse...

Vou abrir na redação a CPI dos Minibolos!

Ricardo Muniz será chamado para a acareação!!!

Joaninha disse...

Deliciosos esses bolinhos de cenoura com chocolate.Excelente combinação!

A simplicista... disse...

Ô, Westin, a culpa foi minha... :(
Pago minha dívida na próxima fornada, ok?

Joaninha, essa é uma combinação muito tradicional no Brasil. Difícil é encontrar bolo de cenoura com outro tipo de cobertura por aqui. Mas não é à toa: é realmente beeeem gostoso.

laila radice disse...

ai Cris, sabe que adoro fazer bolos mas os de cenouras são rebeldes comigo...raramente dão certo, acabo evitando fazê-los, mas tentarei essa sua maneira, que sabe eles sentem-se mais a vontade! bjos

A simplicista... disse...

Oi, Laila! Quanto tempo!
Olha, esse bolo é tiro e queda. Não tem segredo, não tem manha, nada. Além disso, fica pronto rapidinho.
No Panelinha, a cobertura descrita é outra, mais líquida. Para bolões realmente fica melhor - normalmente faço vários furinhos no bolo assado para que o chocolate entre na massa. Desta vez preferi uma cobertura mais consistente para não melecar o papel.
beijo

laila radice disse...

eu provei o bolo e deu super certo! adorei...só diminui um pouco a quantidade de óleo, mas ficou ótimo eba agora sei fazer bolo de cenoura! bjos

A simplicista... disse...

êêêê! parabéns!
:)