7.9.07

A história do pequeno grande bicho

"Era uma vez um bichinho muito pequenininho. Ele era menor do que uma cabeça de alfinete! Apesar do tamanho diminuto, seu poder era imenso. Ele podia se multiplicar. Ele podia determinar o destino de bichos grandalhões, como fantoches movidos por suas patinhas minúsculas - mesmo que isso custasse sua própria vida.
E foi o que fez. E assim morreu."

Escrevo essa historinha para homenagear os bichinhos que invadiram minha quínua e me forçaram a me reinventar às 9h da noite. Se não fosse por eles, eu teria apenas repetido uma receita já conhecida e não teria acrescentado nenhuma novidade a minha pobre existência. Por causa deles, busquei inspiração no belíssimo blog La Tartine Gourmande, arregacei as mangas e fui à luta.

Torta-quiche de espinafre
(Usei massa folhada pronta, que já estava descongelada para o strudel)
- Um maço de espinafre
- Uma abobrinha cortada em tiras bem fininhas
- 1/2 cebola média picada
- 4 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de azeite
- 3 ovos
- 1/2 de xícara de leite integral
- 1/4 de xícara de creme de leite fresco
- 1 colher de chá de cominho
- Parmesão ralado, o quanto baste
- Sal e pimenta a gosto

Ligue o forno. Coloque as folhas de espinafre em água salgada e deixe ferver, entre 3 a 6 minutos, de acordo com a quantidade. Enquanto isso, corte a abobrinha, a cebola e o alho e reserve. Escorra muito bem o espinafre fervido (esprema bem para tirar o máximo possível da água) e pique grosseiramente.

Unte uma forma de torta, disponha a massa e faça váááários furos no fundo com a ajuda de um garfo. Cubra com papel-manteiga e encha de feijões ou arroz, até ficar bem pesadinho. Coloque no forno preaquecido por uns 20 minutos.

Refogue a cebola e o alho no azeite e no cominho por uns 4 a 5 minutos em fogo baixo, para reduzir. Acrescente as tiras de abobrinha, refogue e tampe. Elas ficam ali por uns 15 minutos, então você precisa abrir a panela e mexer de vez em quando para não grudarem e cozinharem por igual. Quando estiver pronto, acrescente o espinafre, adicione sal e pimenta (usei uma vermelha) e misture tudo muito bem. Deixe cozinhar por mais uns 2 minutos, desligue o fogo e reserve.

Tire a forma, descarte o papel e os feijões e a coloque novamente no forno por mais 3 minutinhos. Enquanto isso, bata os ovos com o leite e o creme de leite com um fouet, até tudo misturar realmente bem. Coloque um pouquinho mais de sal e pimenta nesta mistura.

Pegue a forma com a massa, coloque as verduras espalhadas no fundo e jogue o líquido. Polvilhe com bastante parmesão e leve ao forno médio por uns 30 a 40 minutos, até dourar a parte de cima.

4 comentários:

Unknown disse...

hummm de dar água na boca! parabéns pela volta por cima! bjs

A simplicista... disse...

Oi, Ana!
brigada... Ficou gostosinho mesmo. E agora me animei para fazer outros quiches... ;)

Agdah disse...

Meu pai sempre diz que "a necessidade é a mãe da invenção".

A simplicista... disse...

Muito sábio seu pai.
Como foram as férias?
:)