25.10.12

Dupla imbatível


O alho-poró estava tão fresco que não tive escolha: foi imediatamente para minha cestinha.

Em casa, virou parceiro da batata, num acompanhamento bom para carnes em geral. Uma observação importante: com as medidas abaixo, o creme de alho-poró é suficiente apenas para cobrir os tubérculos, não para deixá-los imersos. Se quiser mais cremoso, é só dobrar a receita da cobertura e usar creme de leite fresco.

Gratinado de batatas com alho-poró
- Cinco batatas médias
- 1 folha de louro
- Azeite
- Um talo de alho-poró
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 lata de creme de leite com soro
- Sal e pimenta a gosto
- Queijo parmesão, para cobrir

Comece descancando as batatas e cortando em fatias redondas. Cozinhe na água com sal e a folha de louro, como diz a minha mãe "para dar um perfume". Escorra quando estiverem cozidas, porém bem firmes. Disponha em camadas uma forma untada, com um fio de azeite entre elas. Reserve e ligue o forno.

Corte o alho-poró em fatias finas e separe as rodelinhas. Numa panela ou frigideira alta, derreta as duas colheres de manteiga em fogo baixo e doure o alho (cuidado para não queimar nem a manteiga nem o alho). Coloque o alho-poró, acrescente sal e pimenta a gosto e refogue bem. Junte o creme de leite, incorpore e desligue o fogo antes de ferver.

Jogue o creme sobre as batatas, cubra com queijo parmesão e gratine até ficar com essa carinha aí em cima, bem gostosinha.


Nenhum comentário: