31.3.13

Domingo doce

 

Cunhada linda trouxe um vidro de doce de leite *de verdade* (aka sem maisena) do interior de Goiás e, para retribuir, fiz biscoitos recheados. A receita vem do blog The Cookie Shop - cuja dona sempre tem coisinhas gostosas para compartilhar.

A receita está aí. Mas faço três observações: primeiro, quando ela diz para tirar os biscoitos do forno quando estiverem "firmes" significa "assim que não estiver mais molengoso". O chocolate queima fácil. Segundo que, sem achatar, as bolinhas tomaram seu tamanho ideal.

Por último, recomendo outro recheio que não o doce de leite. Ficou muito doce para mim - a manteiga de amendoim, imagino, pode funcionar melhor.

Biscoitos de chocolate
- 1 1/4 xícara de farinha de trigo
- 3/4 xícara de chocolate em pó
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/4 colher de chá de fermento em pó
- 1/4 colher de chá de sal
- 1 1/2 xícara de açúcar, e mais um pouco para achatar os biscoitos
- 10 colheres de sopa (125g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
- 1 ovo grande

Preaqueça o forno a 180°C. Numa tigela, peneira a farinha, o sal, o fermento, o bicarbonato e o chocolate em pó.

Na tigela da batedeira, bata a manteiga com o açúcar até ficar claro e fofo. Junte o ovo e bata para combinar. Junte a mistura de farinha e bata em velocidade baixa, até ficar uniforme.

Faça bolinhas com duas colheres de chá de massa e distribua numa assadeira grande, sem untar, com uns 3 dedos de distância entre elas. Com o fundo de um um copo (passado no açúcar), achate as bolinhas até ficarem com 0,5cm de espessura (eu não achatei e ficou direito).

Asse até os biscoitos ficarem firmes, mais ou menos 10 minutos. Deixe esfriar na forma.

-------------------

Aproveitando a Páscoa, fiz um carimbo de coelhinho e montei pacotinhos para presentear a família.

Nenhum comentário: