Feliz 2015!
A receita a seguir vai sem medidas, pois tudo depende do tamanho da peça de filé mignon e do seu amor por cogumelos e tomilho.
Bife Wellington
- Uma peça cilíndrica de filé mignon limpa;
- Muito cogumelo fresco (paris e shimeji);
- Fatias finas de presunto cru ou bacon, o suficiente para cobrir toda a peça de carne;
- Massa folhada pronta;
- Tomilho, sal e pimenta a gosto;
- Azeite.
Tempere a carne com sal e pimenta e reserve. Aqueça bem muito uma panela antiaderente com azeite e frite a carne por poucos minutos em cada lado, para selá-la. Deixe descansar por alguns minutos para o sangue dentro se espalhar e coloque na geladeira para esfriar.
Coloque mais um pouco de azeite na mesma frigideira e jogue os cogumelos. Eles soltam água, mas se não for suficiente para cozinhá-los pode colocar mais um pouco. Junte as folhas de tomilho, sal e pimenta. Coloque metade também na geladeira até esfriar - quando estiverem frios, bata num processador até virar uma pasta - se quiser, pode inverter a ordem, processador antes e fogo depois.
Quando tanto a carne quanto a pasta de cogumelos estiverem frios, abra filme plástico sobre a mesa ou bancada e estenda as fatias do presunto uma do lado da outra, sobrepondo um pouco. Espalhe a pasta de cogumelos sobre o presunto. Coloque a carne sobre esse conjunto e enrole tudo como um rocambole, cobrindo toda a peça. Vede bem, inclusive as laterais, com o filme plástico e coloque o conjunto novamente na geladeira por pelo menos 30 minutos.
Enquanto isso, descongele a massa folhada. Abra-a, coloque a peça dentro e pincele gema nas bordas, para fechar, e sobre tudo para dourar. Asse em forno médio até a massa ficar pronta. Sirva com a outra metade dos cogumelos.