4.9.07

Tentativa e erro

Mais uma da série abobrinhas e parmesão.

Essa é uma adaptação de uma receita de pão da Martha. Na primeira vez que fiz, segui as instruções direitinho e a massa ficou úmida demais, se desmanchando, impossível de comer - ainda que bem gostosa.

Na segunda, dividi a quantidade de farinha entre branca e integral e acrescentei milho verde e cebola (são as da foto). Ficou bem melhor, porém seca demais.

A terceira vez será a campeã, tenho certeza. Acrescentarei tomates em vez de milho. Eis como farei.

Muffins de abobrinha
- 1/3 de xícara de azeite (mais o que for usado para untar as forminhas, caso necessário)
- 1 xícara de farinha de trigo branca (mais o usado nas forminhas)
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- 1/3 de xícara de leite
- 2 ovos
- 1 xícara de parmesão ralado
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 1 1/2 colher de chá de sal
- 1/4 de colher de chá de pimenta
- 1 abobrinha grande ralada
- 1/4 cebola média bem picada
- 1 tomate grande cortado em quadradinhos

Rale a abobrinha e o parmesão, corte o tomate e pique a cebola. Reserve. Ligue o forno, mantenha-o em temperatura média e unte e farinhe as forminhas.

Em uma tigela grande, misture as farinhas, o fermento, o queijo, o sal e a pimenta. Acrescente as abobrinhas e a cebola e misture. Em uma tigela pequena, misture com um fouet o azeite, o leite e os ovos. Jogue sobre a mistura dos secos, mais o tomate, e misture.

Transfira para as forminhas de muffin (ou para uma forma de pão), cerca de 2/3 da capacidade. Pressione levemente para eliminar bolhas. Se quiser, jogue mais parmesão ralado no topo. Asse por 20 a 30 minutos, até o palito sair limpo. Deixe esfriar um pouco sobre uma grade e coma como entrada ou acompanhamento.

4 comentários:

laila radice disse...

adorei! amo muffins salgados e hoje tem uma boa sugestão lá no mixirica, mas esse é mto bacana com farinha integral e abobrinha, demais pro verão que tá rolando antecipadamente! bjos

A simplicista... disse...

Oi! Vou dar uma olhada no mixirica. Também gosto de muffins salgados. Faz parte da minha mania farinha + forno... E é uma boa saída para sua irmã vegetariana, né?

laila radice disse...

lembrastes de minah irmã...ela ama abobrinha e queijo, assim que essa ela vai amar, mas esse é o tipo de coisa q ela acha trabalhosa, pede pra eu fazer...well, eu faço e almoço com ela, pq devem ser de comer rezando! bjos

A simplicista... disse...

Ah, Laila, é gostoso, mas não é de comer rezando. A não ser, claro, que você aprimore! :)
Me conta depois, ok?
bj