21.8.12

Torta invertida


A tarte tatin é uma instituição francesa. E uma referência para pessoas que, como eu, acreditam que complexidade da receita nem sempre é prerrogativa de sabor.

A torta é feita em poucos passos. O primeiro é fazer a massa - e confesso que roubei. Usei massa folhada congelada e economizei preciosos minutos do fim de semana.

Outra vantagem da tarte tatin é que aceita variações com frutas como pera (já fiz) e banana (ainda não fiz). E sempre impressiona.

Tarte tatin
- 3 maçãs pequenas
- 1 1/2 colher de sopa de açúcar refinado
- 110 gramas de manteiga sem sal
- Suco de 1 limão
- Massa folhada pronta

Descasque as maçãs, tire as sementes e corte em fatias (eu gosto delas nem muito finas, para não desmancharem, nem muito grossas, para permitir que cozinhem e absorvam a calda). Misture com o suco do limão e 1/2 colher de sopa de açúcar.

Caramelize o açúcar já na forma de torta, e misture a manteiga (há discussões mil na internet sobre como fazer a melhor calda. Eu quase desisti da minha, mas meu marido insistiu, misturando vigorosamente os dois ingredientes com uma colher de pau até incorporarem - com isso a calda deu uma leve queimadinha. Da última vez, fiz o caramelo primeiro e depois misturei a manteiga, o que me parece melhor).

Desligue o fogo e arrume as fatias das maçãs sobre a calda. Coloque a massa por cima e enfie um pouquinho para dentro da forma na lateral. Asse em forno médio.

Espere amornar para virar - com isso a calda ainda não terá endurecido, o que facilita a retirada da forma, nem estará quente demais para desmanchar. Pode servir, se quiser se afastar de vez da dieta, com sorvete ou chantilly.

Nenhum comentário: