12.1.13
Azedinho doce 2 - a missão
Uma promoção de limões sicilianos me levou ao blog Technicolor Kitchen. A dona é uma notória adoradora de limões, e não poderia achar lugar melhor para buscar alternativas de uso dos cítricos.
Depois de me perder nas dezenas de receitas com limões ali postadas, e selecionar várias para experiências posteriores, escolhi esse bolinho. Ele é superfofo, daqueles que desmancham na hora de pegar com o garfo. Eu pessoalmente achei um pouco azedo demais no primeiro dia, e coloquei mel sobre meu pedaço (iria bem também com chantilly) - uma alternativa é reduzir o limão da calda, completando o volume necessário com água. Mas o azedinho não evitou que fosse devorado pelos convivas rapidamente.
Segue a receita como está no blog (eu fiz sem as sementes de papoula). copy-paste mesmo. Patricia, obrigada por compartilhar tantas coisas gostosas com limão!
Bolo molhadinho de limão siciliano
do maravilhoso Short and Sweet
- xícara medidora de 240ml
Bolo:
1 xícara + 2 colheres (sopa) - 224g - de açúcar cristal, de preferência orgânico
½ xícara + 1 colher (sopa) - 127g - de manteiga sem sal, amolecida
100ml de óleo de canola
raspas das cascas de 3 limões siciliano
3 ovos grandes, de preferência orgânicos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
¼ xícara (60ml) de água quente
1 ¾ xícaras + ½ colher (sopa) - 250g - de farinha de trigo
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de fermento em pó
2/3 xícara (75g) de aveia em flocos, moída no processador até virar farinha (meça antes de processar)
3 colheres (sopa) de sementes de papoula (as minhas foram compradas fora do Brasil; façam o bolo mesmo sem elas, vale a pena)
Calda:
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
100ml de suco de limão siciliano
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm.
Na batedeira, com o batedor de arame, bata o açúcar, a manteiga, o óleo e as raspas de limão até obter um creme claro e fofo. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Junte a baunilha.
Peneire a farinha, o fermento e o sal em uma tigela média. Acrescente a água quente à mistura de ovos e misture bem. Junte os ingredientes peneirados, a aveia e as sementes de papoula e misture gentilmente com uma espátula. Despeje na forma preparada e alise a superfície. Asse por 50 minutos ou até que cresça e doure (faça o teste do palito). Assim que retirar o bolo do forno prepare a calda: em uma panelinha aqueça o açúcar e o suco de limão, mexendo até dissolver o açúcar. Retire do fogo. Faça furinhos em todo o bolo e regue com a calda. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha.
Rend.: 16 porções
2.1.13
Almocinho gostoso
Mais uma da série "faça bom e ligeiro". Uma sobra congelada de molho de tomate com frango desfiado e abobrinha ralada, feito para acompanhar uma massa, virou recheio de panquecas salgadas uma semana depois.
Panqueca salgada
- 2 xícaras de leite
- 2 ovos
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de margarina derretida, ou azeite
- Sal a gosto
Bata os ingredientes no liquidificador. Faça as panquecas em uma frigideira antiaderente - coloque só um pouquinho de óleo para fritar, pois a massa já tem gordura. Quando fizer bolinhas, o que acontece muito rápido, vire. Coloque o recheio de sua preferência no meio e dobre as pontas, fazendo um canudo.
Coloque um pouco do molho, também de sua preferência, no fundo da travessa, e coloque as panquecas recheadas uma do lado da outra. Coloque mais molho em cima. Se quiser, e tiver um tempinho a mais, jogue um parmesão ralado por cima e coloque em forno preaquecido, na grade de cima, para gratinar antes de servir.
Assinar:
Postagens (Atom)