20.6.07

A boa da estação

Não gosto muito de pinhão cozido purinho. Acho sem graça e lembra demais uma barata cascuda para inspirar apetite. Mas descobri que ele é fantástico como base para pratos. Pensando nisso, fiz um molho beeeem básico para acompanhar o peixe, que deu um toque sulista único ao jantar paulistano.

Molho de pinhão
- Duas mãozonas de pinhão
- Uma colher de sopa de sal
- Duas colheres de sopa de azeite
- Duas colheres de sopa de manteiga
- 1/4 de cebola bem picadinha
- 1 dente de alho bem picadinho

Coloque o pinhão para cozinhar em uma panela de pressão, com o sal e água cobrindo. Demora uns 40 minutos. Descasque (ai...) e corte em lascas ou rodelinhas. Esquente o azeite e a manteiga numa panelinha, coloque a cebola e o alho e espere começar a dourar. Jogue o pinhão e deixe apurar um pouco ali, uns 7 ou 8 minutos. Se precisar, acerte o sal. Sirva quente sobre seu peixe assado preferido.

Em tempo: gosta de pinhão? Então entre na luta pela preservação da araucária, árvore belíssima da mata atlântica que está em vias de extinção pela ação de uns "desenvolvimentistas" lá do sul. Não gosta de pinhão? Entre na campanha também. Biodiversidade se constrói assim e é realmente desnecessário acabar com uma espécie para que os negócios cresçam.

4 comentários:

laila radice disse...

concordo com voce, o pinhao fica bem melhor em preparaçoes...farofa de pinhao é tudo de bom! bjos

A simplicista... disse...

Menina! você aqui e eu no seu blog, palpitando por lá. Adorei o pão de inhame!
Concordo MUITO com você: farofa de pinhão é tudo de bom! Já provou pudim de pinhão? É ótimo, bem saboroso. Quero experimentar uma receita ainda neste inverno - mas antes vou comprar um descascador, ou meus dedinhos não vão agüentar...

laila radice disse...

ai nao conheço o descascador de pinhao e nem o pudim...deve ser tão bom!hummm e a textura deve ser incrivel...vc já experimentou aquele pinhão q vem descascado cozido a vapor? acho que vale a pena...bjos

A simplicista... disse...

Ainda não experimentei, mas será minha próxima opção - pelo menos enquanto não encontrar o descascador.
beijo