14.5.12

Jantar do Dia das Mães


Esse prato foi feito a quatro mãos. Segue abaixo a receita original, com alguns comentários:

Nhoque verde com molho de gorgonzola e bacon

Para o nhoque:
- 2 batatas grandes
- 1 maço de espinafre (usei meio maço)
- 1 xícara de farinha de trigo (foi mais; explicações abaixo)
- 1 gema
- Sal

Cozinhe as batatas com as folhas de espinafre e sal. Tire as folhas cozidas e bata com um tico da água da fervura, até virar um creme (bati com muita água, e depois rolou uma compensação com muita farinha).

Amasse as batatas e misture o creme de espinafre. Adicione a gema e misture bem. Depois, coloque a farinha aos poucos, até dar ponto (também gosto de colocar um pouco de maisena, que deixa a massa mais seca).

Amasse bem, faça cobrinhas com a mão e corte em bolinhas - disponha-as em tabuleiros farinhados (nesse ponto eu gosto de colocar sob o Sol, se for dia, ou num forno bem quente por 1 minuto, se for noite, para formar uma casquinha e evitar que o nhoque se desmanche na água). Cozinhe na água com sal - quando emergir, retire com uma escumadeira e coloque no prato.

Molho:
- 1 pote de creme de leite fresco
- 200g de gorgonzola, pelo menos
- 1 ou 2 dentes de alho, amassados
- Um naco do bacon, quando você quiser
- Um tico de leite integral

Corte o bacon em quadradinhos. Frite no próprio óleo e reserve.

Use o óleo do bacon (se tiver demais, como foi o caso, descarte um pouco) para fritar o alho. Acrescente a gorgonzola em pedaços, jogue um tico de leite e derreta o queijo. Acrescente o creme de leite e mexa até incorporar. (Se ficar muito líquido, acrescente um pouco de leite em pó integral, que ajuda a engrossar sem ficar com jeito de mingau. Outra sugestão é colocar requeijão.)

Jogue o molho por cima do nhoque e o bacon, por cima do molho.

Nenhum comentário: