31.8.13

É parte da história


Essa foi uma das primeiras receitas que fiz na vida, uns bons 20 anos atrás.

Sequilhos
- 500 gramas de polvilho doce
- 300 gramas de açúcar refinado
- 250 gramas de margarina derretida
- 2 ovos
- 1 pitada de sal

Misture tudo com as mãos até a massa ficar aveludada. Faça bolinhas, coloque em tabuleiros untados e farinhados e asse, por cerca de 20 minutos, em forno médio-baixo, até dourar ligeiramente em baixo (os biscoitos não saem completamente firmes do forno).

24.8.13

Caracóis


Cinnamon roll, cinnamon snail, kanelbulle, skillingsbolle.

Receita da Cinara, para fazer metade do processo na máquina de pão.

Rolinhos de canela 
Massa:
- 1 xícara de leite morno (235ml)
- 1 ovo grande
- 4 colheres de sopa de manteiga ou margarina
- 3 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1/2 colher de chá de sal
- 2 colheres de chá de fermento biológico seco

Recheio:
- 1/4 de xícara de manteiga ou margarina derretida
- 1/4 de xícara de açúcar
- 2 colheres de chá de canela em pó
- Nozes picadas e uvas passas a gosto (eu não uso)

Cobertura:
- 1 xícara de açúcar de confeiteiro (usei impalpável)
- 1 ou 2 colheres de sopa de leite
- 1/2 colher de chá de baunilha

Ponha os ingredientes na máquina na ordem acima, ou na ordem indicada pelo fabricante. Ligue no ciclo "dough" (massa - na minha máquina, o ciclo se chama "amassar" e dura 1h30). 

Quando o ciclo terminar, polvilhe uma superfície com farinha. Tire a massa da máquina e sove durante um minuto. Deixe-a descansar por 15 minutos.

Amasse novamente e abra a massa em um retângulo de 35cm por 25cm. Espalhe a manteiga derretida sobre ela e, em seguida, o resto do recheio. Enrole a massa feito rocambole, a partir do lado maior. 

Corte a massa em 12 rolinhos de cerca de 3cm, usando uma faca ou um pedaço de linha (eu achei que os pães ficaram muito altos; da próxima vez, tentarei fazer 16 ou 18) Disponha os rolinhos em uma forma de 33cm por 23cm, untada, cubra com um pano e deixe crescer em um local quente até dobrar de tamanho, por 30 a 45 minutos.

Asse em forno pré-aquecido por 20 a 25 minutos, até dourar. Deixe esfriar na fôrma.  

Enquanto isso, misture os ingredientes da calda. Acrescente mais leite ou açúcar até atingir a consistência desejada. Espalhe sobre os pãezinhos, prepare um café bem gostoso e delicie-se!

20.8.13

Isso sim é receber bem

Coisa mais fofa esse vídeo!

Destaque para a cozinha de brinquedo logo no começo do filme. Meu filho ia adorar!

Retrato em preto e branco


Tem coisa mais gostosa do que um bolinho de chocolate úmido e denso, que desmancha na boca?

Tá, tem. Mas esse item está na lista dos top ten da cozinha aqui em casa, entre crianças e adultos loucos por chocolate.

Aí vai mais uma receita do livro "Fazendo cupcakes com Lola". Se tiver um dindin sobrando, invista em bons ingredientes.

Para inspirar:




Cupcakes de chocolate com mais chocolate cobertos com chocolate
- 100 gramas de chocolate meio-amargo com 70% picado
- 175 gramas de manteiga sem sal
- 1 xícara + 2 colheres de sopa de açúcar refinado
- 4 ovos
- 100 gramas (3/4 xícara) de farinha de trigo com fermento
- 1 colher de sopa de chocolate em pó (no original são duas colheres)
- 1 pitada de sal

Cobertura de ganache
- 1 xícara de creme de leite
- 175 gramas de chocolate meio amargo com 70% de cacau, picado
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 pitada de sal
- Confeitos de bolinhas brancas e pretas

Comece pelo ganache:
Aqueça o creme de leite em fogo médio até que bolhas comecem a se formar nas laterais - isso significa "não deixe ferver peloamor". Retire do fogo, acrescente o chocolate e misture até ele derreter. Acrescente a baunilha e o sal, misture e reserve para esfriar.

Para fazer a massa:
Derreta o chocolate e a manteiga numa tigela refratária sobre água fervente. Não deixe que a base da tigela encoste na água. Mexa até que você obtenha uma mistura homogênea e brilhante. Retire do fogo e deixe esfriar por cerca de 10 minutos.

Depois de esfriar, bata o chocolate na batedeira por cerca de 3 minutos. Acrescente os ovos, um de cada vez, batendo por dez segundos entre cada adição. Peneire a farinha, o cacau e o sal sobre a mistura e bata até misturar. Coloque duas ou três colheres de sopa do ganache na massa e bata ligeiramente, só para misturar.

Divida a massa nas forminhas e asse em forno preaquecido, em temperatura média-baixa, até assarem. Retire do forno e deixe esfriar completamente em uma grade antes de decorar.

(Quando os cupcakes forem para o forno, coloque o ganache restante, coberto por filme plástico, na geladeira. Deixe lá por 30 a 40 minutos.)

Espalhe o ganache frio sobre os cupcakes frios com a ajuda de uma espátula, e coloque os confeitos em cima.

19.8.13

O palhaço aqui não tem vez




Maridón estava com saudade de hambúrger de verdade. Ele buscou uma receita no livro "A América de Jamie Oliver" para a noite de sábado. Garanto que o gosto ficou melhor do que a foto.

A escolha foi mais do que apropriada. Na semana passada, o chef inglês Jamie Oliver ganhou uma ação contra o McDonald's após denunciar a empresa, em 2012, por produzir hambúrgueres com sobra gordurosa de carne misturada com hidróxido de amônia. 

Quem precisa de restaurante fast-food mesmo?

Burguers & sliders
(para 6 pessoas)

- Óleo de oliva
- 2 cebolas roxas (usamos 1 1/2) médias picadas
- 4 fatias de pão de forma sem casca
- 1/2 kg de carne magra moída
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de pimenta-do-reino em pó
- 1 ovo grande, batido
- Um punhado de queijo parmesão ralado na hora

Espalhe um pouco de óleo de oliva no fundo de uma frigideira grande. Coloque no fogo baixo com as cebolas. Frite por dez minutos ou até as cebolas ficarem macias. Tire do fogo e deixe esfriar completamente. 

Passe o pão no processador até moer bem. Unte uma assadeira com óleo de oliva. Coloque a cebola fria e os outros ingrediente numa tigela e misture bem com as mãos. 

Divida a massa em seis (no caso de hambúgueres) ou em 18 (no caso de sliders). Com as mãos molhadas, abra cada bola em discos com 2 cm de espessura. Disponha-os na assadeira untada, cubra com filme plástico e deixe na geladeira por 1 hora ou até ficarem firmes. 

Eles podem ser feitos na frigideira (bem quente), no forno (preaquecido) ou na churrasqueira. Deixe o hambúrguer assar ou fritar por 3-4 minutos de cada lado. 

18.8.13

Tem criança na cozinha


Meu filho adora um programa do Gloob chamado "Tem criança na cozinha". É um Palmirinha para infantes, com uma chef adolescente e dois aprendizes. Tudo muito colorido, fácil e gostoso.

Num dia desses, meu filho viu os três fazendo cake pops, ou bolinhas de bolo espetadas em palitos. Já tinha passado pela minha cabeça testar uma receita dessas, mas sempre dava uma preguicinha. Com a insistência do petico ("mãããeeee, faz cake pop pra mim?"), acabei prometendo que faria dia desses. 

Promessa é dívida, especialmente quando a criança marca o que foi dito em um caderno mental. E cobra.

Petico ajudou do começo ao fim, e ainda me colocou no meu lugar quando atropelei "seu próprio jeito de fazer", como ele mesmo disse, a fim de deixar tudo perfeito demais. Porque, afinal, lugar de criança é na cozinha sim, e a mamãe aqui precisa aprender a deixá-lo mais solto.

Aqui está a receita original. Se quiser conhecer o programa, vá ao site.



PS: seguem duas dicas boas que o programa dá mas que não aparecem na receita. A primeira é enrolar bem as bolinhas e deixá-las lisas antes de colocar os palitos - se estiverem rachadas, elas quebram facilmente. A segunda é deixar o chocolate derretido escorrer bem antes de passar nos confeitos, ou vira tudo uma meleca indistinta.