1.10.07

Céticos, tremei



Esse bolo é fantástico porque é rápido e ótimo para o lanche da tarde - e o barato é que você usa as laranjas com casca! Como ninguém acredita que isso seja possível, vai todo mundo experimentar só para saber o gosto. E dá-lhe fatia e mais fatia, até o ceticismo cair por terra.


Bolo de laranja
- 2 laranjas
- 1 xícara de óleo
- 3 ovos
- 1 colher de sopa cheia de fermento
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar

Lave bem as laranjas e corte as pontas de cima e de baixo - descarte-as. Corte no meio e, novamente, no meio, mas no sentido longitudinal - assim você conseguirá retirar o miolo branco (e amargo) e as sementes.

Coloque os pedaços das laranjas com o óleo em um liquidificador. Bata muito bem, até que a casca não exista mais. Acrescente as gemas, uma a uma, e bata bem.

Numa tigela separada, misture os secos. Junte o que foi batido e misture tudo muito bem, com a ajuda de uma colher de pau. Bata as claras em neve e as incorpore à massa. Asse em forno preaquecido, numa forma untada e farinhada, por uns 30 a 40 minutos, até você espetar um palito no meio e ele sair limpo. Deixe esfriar um pouco.

PS: para quem não tem como bater as claras em neve, dá para jogar os ovos inteiros no liquidificador. Mas aí recomendo usar um pouco menos de óleo, já que o bolo não vai ficar tão incrivelmente fofo.

Calda:
- Suco de 1 laranja
- 1 colher de sopa cheia de açúcar

Leve o suquinho doce ao fogo médio e mexa até dissolver o açúcar. Deixe ferver por uns 2 minutinhos, desligue o fogo e regue o bolo ainda morno - que vai absorver todo o líquido.

6 comentários:

laila radice disse...

já provei deste bolo é uma delicia mesmo!!

Cris tenho um convitezinho pra vc lá no comidinhas! bjos

Laurinha disse...

Tremi pq não comi este!
Acredito pois conheço-o e faço-o (eu hein!)
Delícia! e o truque é mesmo tirar os brancos do centro da laranja.
Beijinhos

Laurinha disse...

Esqueci de dizer, se polvilhar a forma com açúcar, affe, fica demais!
Beijinhos,

Agdah disse...

Vige, vige, vige. Eu tenho que tirar a prova agora.

Quanto à socca, eu nunca tentei preparar com antecedência pois é tão "simples" e rápida. Quando saem do forno são tão irresistíveis que nunca sobrou também.

Marizé disse...

È verdade sim, esse bolo é uma delicia.
Beijocas

A simplicista... disse...

Oi, Laila, darei uma olhadinha lá.

Poisé, Laurinha, não é ótimo? O título, na verdade, é para quem não cozinha sempre, geralmente quem devora o bolinho comigo... hehehe. Da próxima vez, polvilharei o açúcar.

Agdah, logo depois de escrever o recado, imaginei que não devia sobrar socca para contar história... hehe

Oi, Marizé! Não é mesmo?
:)