4.10.07

La quiche


Até pouco tempo atrás, achava que nunca seria capaz de fazer uma quiche. Quando ficava sabendo de algum fulano que conseguia, fica impressionada: "Como assim fulano faz quiche de alho poró?! OOOOHHHHHH"

hehe
Boba, né? Aí tentei um dia. E ficou bom. E aí tentei de novo. E ficou bom de novo. Ainda acho que falta torná-lo memorável - a massa, por exemplo, não é campeã -, mas perdi o medo. Meu próximo objetivo são suflês, aqueles malvados.

Quiche veggie
Massa
- 270 gramas de farinha de trigo
- 125 gramas de manteiga gelada sem sal
- 1 ovo + 1 gema
- 1 colher de sopa de água gelada
- 1/2 colher de chá de sal

Recheio
- 1 abobrinha média cortada em juliana
- 1 talo grandão de alho poró, cortado em rodelinhas finas
- 2 colheres de sopa (e um choradinho) de um bom azeite
- Uma boa pitada de cominho
- Sal e pimenta a gosto
- 3 ovos
- 1/2 copo de leite integral
- 1/4 de copo de creme de leite fresco
- 1 1/2 copo de queijo estepe (mas acho que com gruyère fica melhor)
- Parmesão ralado para polvilhar
Misture a farinha com a manteiga cortada em pedacinhos até virar uma farofa. Acrescente os demais ingrediente e amasse bem, abrindo e dobrando e esmagando até ficar uniforme. Faça uma bola, embrulhe com filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos.

Enquanto a massa descansa na geladeira, corte os ingredientes do recheio e passe o estepe num ralador grosso. Reserve tudo separado. Ligue o forno. Abra a massa com um rolo numa superfície farinhada e forre a forma untada, use o garfo para fazer vááários furos no fundo. Cubra com papel-manteiga, preencha com arroz ou feijão para fazer peso e leve para pré-assar.

Numa panela, esquente uma colher de azeite, acrescente as abobrinhas, o cominho, o sal e a pimenta e deixe cozinhar por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando. Reserve.

Enquanto isso, tire a massa do forno e reserve - não desligue o fogo, ok? Numa frigideira grande e antiaderente, coloque a outra colher de azeite, deixe esquentar e acrescente o alho poró. Frite ali por uns 5 minutos, acrescente a abobrinha já pronta e frite mais um pouco, até misturar bem os sabores. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouquinho.

Numa tigela, misture os ovos, o leite, o creme de leite, mais um tico de sal e pimenta e misture muito bem com um fouet. Sobre a massa pré-assada, disponha os verdes no fundo, jogue o estepe por cima e regue tudo com o creme. Salpique o parmesão por cima e leve ao forno médio por uns 30 minutos, até ele dourar bem bonito.

8 comentários:

Marizé disse...

Gostei desta quiche, esse recheio de vegetais com queijo deixou-me com água na boca.

Elvira disse...

Eu sou louca por quiches, sejam elas recheadas com o que for. Delícia! :-)

A simplicista... disse...

Oi, Marizé
Ficou bem gostosinho mesmo!

Elvira,
que bom! Quiches são realmente maravilhosas...

Julia Valsecchi disse...

Amiga, eu tive um café e tinha que fazer quiche tod dia o que mais saia era alho poró...
Dica básica com um alho poró inteiro eu faço em aquiche grande , corto fininhas rodelas refogo com temperos maravilhosos e básicos do dia dia e mistuto em um creme que faço a base que mussarela e creme de leite , fica uma grossa pasta,,, e levo para assar ,, hum .
com essa base de queijo vc pode clocar de tudo que imaginar quiches versateis,,, ok Beijão

Laurinha disse...

Quiches são sempre ótimas, e essa com abobrinhas e tal, uma delícia!
Beijinhos,

Nina disse...

Parabéns pela quiche!
E qto ao soufflè, aprendi duas coisinhas:
a clara em neve deve ser batida em neve um ponto antes de ficar tão firme (ou dará uma explosão no forno, mas não suportará e murachará);
adicione a clara montada no creme morno para frio, assim vc perde menos ar ao incorporar.
bjinho.

A simplicista... disse...

Oi, Julia! Você pode dar mais detalhes dessa mistura de creme de leite e queijo? Você não usava ovos então?

Laurinha, descobri que as abobrinhas são uma excelente base para minhas quiches vegetarianas. Se tiver oportunidade de testar, me fale depois o que achou, tá?

Oi, Nina
Obrigada pelas dicas! Vou aplicá-las com certeza - assim que tomar coragem de dar o primeiro passo

Julia Valsecchi disse...

Oh minha linda nas minis quiches eu só uso o quejo ralado grosso pode ser qualquer queijo , uma mistura de sabores fica ainda melhor , e solocava no forninho pois sempre tenho massinhas assadas em casa,,, ok Hoje mesmo fiz 4 unid rsrs ,, já a quiche grande eu coloco 1 ovo apenas para dar a liga,,,,
Este creme é básico com ele vc pode colocar o que quiser só que ele tem que ficar grosso por isso vc tem que acrescentar aos poucos o crede de leite de caixinha ,,,

beijossss