17.3.08

Doce lembrança

Quando era criança, fui com a família passear na serra fluminense. Minha avó nasceu por ali, filha de uma franco-suíça.

Em determinado momento, paramos em uma lojinha na estrada de Muri. Ali estão os biscoitos amanteigados mais deliciosos que já provei na vida! Até hoje lembro do cheiro, do gosto e de como derretiam na boca. Nunca mais voltei, infelizmente.

Dia desses fiquei com uma vontade louca de comer biscoitos amanteigados. Os de Muri seriam impossíveis. Então lembrei de uma receita que havia visto em um blog amigo e coloquei a mão da massa. Deu trabalho, mas matou minha vontade.

A receita vem do Café da Nysa. Entre parênteses, em itálico, coloquei minhas observações.

Biscoitos da Hilda
- 300 gramas de farinha
- 150 gramas de manteiga
- 125 gramas de açúcar
- 1 ovo
- Marmelada de morango ou outra fruta; é preciso é ser vermelha (usei goiabada dissolvida em um pouco de água, em banho-maria, e perfumada com um pouco de noz moscada e cardamomo)

Misturar os ingredientes (fora a marmelada) até se obter uma massa consistente e lisa. Depois deixar 1 hora na geladeira (a minha ficou trocentas horas gelando e ainda assim funcionou).

Abra a massa (em uma superfície farinhada é melhor, porque ela fico um pouco grudenta à medida que chega perto da temperatura ambiente, digo, dos 35°C que fazia em SP no dia em que cozinhei - aliás, a cada fornada colocava a massa de volta na geladeira, para firmar um pouco).

Corte os biscoitos com as forminhas – uma metade com buraco e a outra metade sem. Eles vão ao forno preaquecido por uns 20 minutos (no máximo). Deixe esfriar sobre uma grade.

Os biscoitos sem buraco são untados com a marmelada e depois põe-se o biscoito com o buraco por cima. Deixe secar. Por fim podem ser ainda polvilhadas com açúcar de confeiteiro, pois os biscoitos não são muito doces (no meu caso, polvilhei as metades com buraco antes de montar os biscoitos. Ah, e recomendo uma geléia mais azedinha, porque achei que a goiabada + açúcar deixaram os biscoitos um pouco doces demais).

5 comentários:

Nysa disse...

ficaram lindas :-) parabéns. fico sempre contente quando alguém faz uma das minhas receitas. beijocas

laila radice disse...

como são boas essas lembranças...e os biscoitos q lindos!!! um charme só!

bjs

Anônimo disse...

Êêê, vc voltou!

A simplicista... disse...

Oi, Nysa!
A receita já foi para a lista de favoritos. Só que, da próxima vez, espero o inverno chegar...

Oi, Laila! brigada!
Falando em biscoitos, que lindos aqueles hippies que você fez! ;)

Gi! ÊÊÊÊÊ!

Profe Liane disse...

Além de lindos ficaram deliciosos, fiz receita dupla e durou menos de 24 horas.

Parabéns e obrigada!
Bjs Ly