6.4.08

O frango, vulgo cocó

Fazer criança comer (bem) é um suplício. Para vencer esse obstáculo, procuro repetir as poucas comidas que me faziam raspar o prato quando criança - e isso, amigos, era raríssimo.

(Momento confissão:
Eu era uma peste na hora do almoço. Dava baile em todo mundo. Ficava até 15h sentada à mesa, de bunda quadrada, sem comer nada. Não adiantava reza ou ameaça. Salada, só coloquei na boca depois de grande. Meu pai, pediatra, vivia suspirando e dizendo que eu era a desgraça dele - como diria para as mamães-pacientes que deveriam fazer seus filhotes comerem se ele tinha uma filha pau-de-virar-tripa?)

Um dos pratos que eu gostava era a "eishpuminha de cocó" - o "eish" vem do sotaque carioca da minha mãe, cocó era uma forma lúdica de me fazer gostar de frango. E dá-lhe eishpuminha semana sim, a outra também... ;)

Espuminha de cocó
- 500 gramas de peito de frango
- 1/4 de cebola, picadinha
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 xícara de água
- 1 lata de tomate pelado ou molho de tomate
- 4 ovos, claras e gemas separadas
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de café de fermento
- Queijo parmesão (ou outro queijo) ralado
- Sal e pimenta a gosto
- Salsinha picada, se quiser

Limpe o frango e corte em pedaços grandes, no sentido da fibra. Esquente o azeite, refogue a cebola e depois inclua os pedaços de frango. Refogue um pouco e coloque a água, mais sal, para cozinhar. Tampe e mexa de vez em quando, até ficar macio.

Tire da panela, deixe esfriar um pouco e desfie todo. Volte o frango desfiado para a panela com o tomate pelado (corte bem pequenininho os tomates), a pimenta e a salsinha. Mexa e acerte o sal. Reserve.

Misture os ingredientes secos com um pouco de sal. Bata as gemas ligeiramente. Bata as claras em neve, então misture delicadamente as gemas e os ingredientes secos.

Ligue o forno para preaquecer. Unte um refratário médio com manteiga ou margarina e disponha, no fundo, o frango. Nivele. Coloque uma camada de queijo e, por cima, a mistura de ovos, delicadamente. Nivele. Asse em forno médio até dourar. Deixe esfriar um pouquinho antes de servir.

Um comentário:

laila radice disse...

essa eispuminha é mto interessante...acho q ate gete grande raspa um pratinho desses!bjs