30.5.14

Dica para 2015


(ok, ok, este post está bem atrasado. A dica fica para o próximo ano.)

Nesta Páscoa, fiz ovinhos decorados com docinhos dentro, para as crianças quebrarem e se deliciarem no domingo. É muito simples, e vários blogs americanos dão a letra. É também uma atividade divertida para fazer com os pequenos.

Ovos decorados
- Ovos de galinha brancos e grandes
- Papel adesivo (de preferência, que tenha alguma resistência à água - não usei desse tipo e depois foi muito difícil tirar, como é possível perceber na foto...)
- Água
- Vinagre branco
- Corante alimentício líquido (nas cores que quiser)
- Amendoins confeitados ou qualquer outro doce pequenininho

Quebre com cuidado os cucurutos dos ovos, esvazie-os e limpe bem o interior. Recorte os adesivos na forma que quiser - eu imprimi silhuetas de coelhinhos já na folha adesiva, o que facilitou bastante o processo. Cole nos ovos, pressionando bem as bordas para o corante depois não correr por baixo e manchar o desenho (não fiz isso nos primeiros e eles ficaram um pouquinho manchados, como aparece acima).

Em uma tigela, misture 1/2 copo de água quente, 1 colher de sopa de vinagre e gotas do corante (usei cerca de 20 gotas para essa proporção, mas vai do seu gosto). Coloque os ovos nesta água, virando para pegar a cor de forma uniforme. Drene a água e deixe secar em pé (se equilibrando no cucuruto quebrado).

Depois que estiverem bem secos (dentro inclusive), retire os adesivos da casca, coloque os doces e feche os buracos com um pedacinho do papel adesivo (ou um papel normal, colado).

27.5.14

Teimosia com resultado


Não sei por que eu insisto em fazer biscoitos no calor de Brasília. A massa derrete, cortar é um pesadelo, passo horas na cozinha.
...
#mimimi encerrado. Eu sei por quê. Eles derretem na boca e são sucesso de público. Esse daí de cima ainda deveria ter recebido uma cobertura de chocolate - mas, na hora de derreter, eu perdi a mão (e meio quilo de chocolate). 

Não que tenha sido um problema.

Biscoitos amanteigados de amêndoas 
- 2 1/2 xícaras de farinha de trigo (mais ou menos)
- 1 xícara de farinha de amêndoas
- 1/4 colher de chá de sal
- 250 a 300 gramas de manteiga sem sal, amolecida (se você mora em local mais quente, menos manteiga é melhor)
- 1 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro (ou impalpável)
- 2 colheres de chá de essência de amêndoas
- 1 ovo

Primeiro, cheque a previsão do tempo: vai fazer muito calor? Deixe para outro dia.

Misture bem a manteiga e o açúcar peneirado (com as mãos sim). Depois, bata rapidamente, com um garfo, o ovo e a essência de amêndoas, e junte à mistura anterior.

Peneire as farinhas e o sal e misture com a massa. Talvez você precise de mais farinha de trigo, até dar o ponto, ou seja, você ser capaz de mexer na massa sem ela grudar na sua mão - mas use com moderação, afinal é um biscoito amanteigado e você quer que ele derreta na boca.

Faça uma bola, embrulhe em filme plástico e deixe na geladeira por uns 20-30 minutos, para firmar.

Preaqueça o forno a 180 graus. Abra em uma superfície lisa e enfarinhada e corte (pode ser em retângulos, ou com o auxílio de cortadores). Coloque os biscoitos em assadeiras forradas com papel manteiga (usei uma espátula para isso, porque a massa derretia muito rápido) e asse-os por uns 15 minutos, ou até as bordas dourarem.

Deixe-os esfriar um pouco na própria assadeira e, depois, coloque-os em uma grade. Depois de completamente frios, você pode guardá-los por vários dias em vidros ou latas bem lacrados. Não sei quanto tempo dura, pois nunca chegou a estragar lá em casa - a fornada toda acabou em no máximo uma semana.

26.5.14

Sanduíche de abacate


"A sandwich is not a sandwich without avocado." O título desse board do Pinterest pode ser um pouco exagerado, mas só um pouco.

Eu gosto de misturar o abacate com pão preto, ligeiramente torrado, ovo frito e um queijo cremoso (acima, com gorgonzola derretido), mais sal e pimenta. Também gosto com sour cream, fatias finas de cebola roxa, salmão defumado e, claro, sal e pimenta.

25.5.14

É assim bom


Numa bela manhã, há três anos, meu filho resolveu que não gostava mais de banana. Até entendo, já que no ano anterior ele tomava vitamina to-do-san-to-di-a. Mas aí outras frutas seguiram o mesmo destino e chegou a hora que eu apelei (e atire a primeira pedra quem nunca). Googlei "banana+chocolate" e caí no Smitten Kitchen, blog das antigas que já usei como referência em incursões culinárias inúmeras vezes.

Só não estava preparada para o que estava por vir...


Bolo de banana e chocolate ao quadrado
- 3 bananas maduras, de médias a grandes
- 1/2 xícara (115 gramas) de manteiga sem sal, derretida e a temperatura ambiente
-  3/4 (145 gramas) de açúcar mascavo
- 1 ovo grande
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher de chá de canela (opcional)
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1/2 xícara de chocolate em pó, o melhor que você encontrar
- Cerca de 1 xícara de chocolate em barra meio amargo, quebrado em pedacinhos

Preaqueça o forno a 180 graus, e unte e farinhe uma forma de bolo inglês.

Amasse bem as bananas e misture, em uma tigela funda, com a manteiga derretida. Acrescente o açúcar mascavo (peneirado), o ovo e a baunilha, e misture novamente.

Peneire todos os secos sobre essa mistura e incorpore bem, com a ajuda de uma colher de pau. Acrescente os pedaços de chocolate, jogue na forma e asse por uns 55 a 65 minutos, até um palito sair limpo (talvez você encontre um pedaço de chocolate derretido).

Deixe esfriar na própria forma por uns 10 a 15 minutos, depois desenforme e deixe em uma grade para acabar de esfriar.