27.5.14

Teimosia com resultado


Não sei por que eu insisto em fazer biscoitos no calor de Brasília. A massa derrete, cortar é um pesadelo, passo horas na cozinha.
...
#mimimi encerrado. Eu sei por quê. Eles derretem na boca e são sucesso de público. Esse daí de cima ainda deveria ter recebido uma cobertura de chocolate - mas, na hora de derreter, eu perdi a mão (e meio quilo de chocolate). 

Não que tenha sido um problema.

Biscoitos amanteigados de amêndoas 
- 2 1/2 xícaras de farinha de trigo (mais ou menos)
- 1 xícara de farinha de amêndoas
- 1/4 colher de chá de sal
- 250 a 300 gramas de manteiga sem sal, amolecida (se você mora em local mais quente, menos manteiga é melhor)
- 1 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro (ou impalpável)
- 2 colheres de chá de essência de amêndoas
- 1 ovo

Primeiro, cheque a previsão do tempo: vai fazer muito calor? Deixe para outro dia.

Misture bem a manteiga e o açúcar peneirado (com as mãos sim). Depois, bata rapidamente, com um garfo, o ovo e a essência de amêndoas, e junte à mistura anterior.

Peneire as farinhas e o sal e misture com a massa. Talvez você precise de mais farinha de trigo, até dar o ponto, ou seja, você ser capaz de mexer na massa sem ela grudar na sua mão - mas use com moderação, afinal é um biscoito amanteigado e você quer que ele derreta na boca.

Faça uma bola, embrulhe em filme plástico e deixe na geladeira por uns 20-30 minutos, para firmar.

Preaqueça o forno a 180 graus. Abra em uma superfície lisa e enfarinhada e corte (pode ser em retângulos, ou com o auxílio de cortadores). Coloque os biscoitos em assadeiras forradas com papel manteiga (usei uma espátula para isso, porque a massa derretia muito rápido) e asse-os por uns 15 minutos, ou até as bordas dourarem.

Deixe-os esfriar um pouco na própria assadeira e, depois, coloque-os em uma grade. Depois de completamente frios, você pode guardá-los por vários dias em vidros ou latas bem lacrados. Não sei quanto tempo dura, pois nunca chegou a estragar lá em casa - a fornada toda acabou em no máximo uma semana.

Nenhum comentário: