18.7.12

Azedinho doce


Tenho um limoeiro em casa. Um não; dois, de espécies diferentes. E, neste ano, descobri também que tenho tangerina. :-)

Atrás de receitas novas para aproveitar as benesses do quintal, achei essa no blog A Beautiful Mess, que a linda Ana Carol me apresentou. Segundo a autora, que adaptou a receita de outro blog, o bom mesmo é que o doce fica melhor depois de um ou dois dias na geladeira.

A consistência é de bombocado, mas sem o coco. Achei um pouco doce demais para meu paladar, e ficou um gostinho de ovo bem lá no fundo - da próxima vez, vou aumentar um pouco a quantidade de suco e acrescentar um tico de baunilha à massa. Mas, com café ou chá para harmonizar, diria que é uma saída digna para a produção caseira de cítricos.

Azedinho doce
Para a massa:
- 1/2 xícara de manteiga
- 1/4 xícara de açúcar
- 1 xícara de farinha
- Uma pitada generosa de sal

Para o recheio:
- 3 ovos
- 11/2 xícaras de açúcar
- 1 colher de sopa de raspas da fruta cítrica escolhida (no meu caso, da tangerina de casa)
- 1/2 xícara de suco espremido na hora (no caso, metade de tangerina, metade de limão cravo de casa)
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- Açúcar de confeiteiro

Primeiro, junte todos os ingredientes da massa, misture bem e forre uma forma. Fure o fundo com o garfo e asse por 10-15 minutos, até dourar levemente. Deixe esfriar enquanto você prepara o recheio.

Junte todos os ingredientes do recheio (menos o açúcar de confeiteiro), misture bem com um fouet e jogue sobre a massa. Asse em forno médio com cerca de 30 minutos. Tire quando as laterais estiverem firmes, mas o centro ainda molengoso. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro.

Nenhum comentário: