16.7.12

Bolinhos de... chuva?


Na cidade onde moro há quase dois anos, Brasília, o inverno é seco. Uma correção: é desértico. Literalmente. No auge da temporada, a umidade relativa do ar bate índices saarianos. (Neste momento que escrevo, por exemplo, a umidade relativa do ar é de 36% - não muito distante dos 30% que inauguram o estado de atenção.)

Então pode parecer estranho fazer bolinhos de chuva nesta condição meteorológica. Mas bananas hipermaduras e crianças em casa não me deixaram dúvida.

Eu nunca sigo receita, mas tentarei dar uma noção das medidas que usei desta vez. O ponto, para mim, é mais molenga. Assim, os bolinhos ficam mais cremosinhos e cada um sai com um formato diferente, o que ainda permite às crianças (e aos adultos) exercitar a imaginação e pensar com que cada um se parece, antes das mordidas inevitáveis.

Bolinhos de chuva com banana
- 2 bananas madurérrimas
- 1 ovo
- 1 pitada de sal
- 1 colher de café de fermento em pó
- 1 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 3/4 xícara de leite
- Óleo para fritar
- Canela e açúcar para cobrir

Amasse bem as bananas, adicione o ovo, o leite e o sal e misture bem. Acrescente o fermento e, aos poucos, a farinha de trigo, até dar o ponto (pode ser menos ou mais, de acordo com o tamanho das bananas, por exemplo).

Aqueça o óleo - coloque um fósforo dentro e, quando ele pegar fogo, está na temperatura. Abaixe o fogo e coloque porções na panela com a ajuda de uma colher de sopa. No meu ponto, a massa meio que escorre da colher. Frite de um lado até dourar, vire e doure do outro lado.

Retire e escorra o excesso de óleo em um prato com papel absorvente. Depois, jogue em um prato com o açúcar e a canela previamente misturados, para empanar o bolinho, e sirva.

Nenhum comentário: