17.5.13

Assim fica difícil, né?


Véspera de Dia das Mães, ligo para a minha em Joinville e aproveito para falar com meu irmão, que mora em Curitiba. Conversa vai, conversa vem, ele comenta que este blog conquistou algumas seguidoras por lá (êêê!) e que eu tenho exagerado no açúcar. Pediu receitas mais leves e menos engordativas e tentadoras.

Ele tem razão. Dos últimos dez posts, oito traziam receitas doces (os outros dois posts não eram sobre comida). E minha saia favorita anda meio apertada. Dormi com essa ideia na cabeça.

Aí acordo no domingo-Dia-das-Mães e petico e maridón me enchem de beijinhos e presentes, um deles um livro chamado "Fazendo cupcakes com Lola" e outro, um batom escolhido por meu filhote, com o auspicioso nome de Pâtisserie. A ideia da noite anterior ficou para trás.

Desculpaí, mano. Fico devendo essa.

PS.: Detalhe que meu irmão me deu, de Natal, um livro com receitas de macarrons.


*************

Agora vamos ao périplo. Escolhi começar a testar o livro pela receita "Bentô": cupcake de chocolate, para agradar petico, e cobertura de cream cheese, que faz tempo está no meu radar. Segundo as autoras, o nome foi escolhido porque o cupcake é uma verdadeira refeição. 

Primeiro que só encontrei creme de leite fresco no sétimo local visitado (nem parece que estou na capital do país, peloamor). E a massa pedia farinha com fermento, que eu não tinha. Aí tentei seguir o oráculo Google para adaptar... e foi um desastre.

Como a cobertura já estava pronta e eu não queria desperdiçá-la, limpei tudo correndo e refiz os bolinhos com a receita infalível e deliciosa de muffim de chocolate, com gotas de chocolate misturadas à massa.

Já a cobertura ficou boa, mas não perfeita: os grãos do açúcar ficaram evidentes, enquanto no meu ideal ele dissolve no creme para deixá-lo aveludado. Da próxima vez, vou promover umas mudanças no preparo para tentar resolver esse problema. Segue a receita do jeitinho que está no livro.

Cobertura de chocolate branco e cream cheese
- 50 ml (3 colheres de sopa rasas) de creme de leite fresco
- 150 gramas de chocolate branco picado
- 60 gramas (5 colheres de sopa rasas) de manteiga sem sal, cortada em cubos e em temperatura ambiente
- 250 gramas (1 e 2/3 xícara) de açúcar de confeiteiro
- 125 gramas de cream cheese, em temperatura ambiente

Aqueça o creme de leite em fogo médio até que bolhas comecem a se formar na lateral da panela. Retire do fogo e misture o chocolate. Mexa bem até que o chocolate esteja derretido e você obtenha uma ganache brilhante. Deixe esfriar até chegar à temperatura ambiente.

Quando a ganache estiver esfriado, ponha a manteiga numa tigela. Com uma batedeira, bata até obter um creme leve e fofo. Junte o açúcar e o cream cheese e bata por 2 a 3 minutos. Acrescente a ganache de chocolate branco e misture bem. Leve à geladeira por 1 hora ou até que esteja firme para ser manuseada.

Espalhe a cobertura sobre os cupcakes frios com uma espátula ou coloque o creme, às colheradas, num saco de confeitar com bico pitanga e enfeite os bolinhos.

Nenhum comentário: