31.5.13

Ih, acabou


Esse bolinho fácil e rápido é tão gostoso que, quando fui tirar foto, já tinha acabado. :-) (atualizado: quando refiz, corri para tirar uma foto antes de começar os trabalhos, que você pode ver acima.)

Peguei a receita no site do Rogério Shimura. Recomendo fortemente que sigam as proporções e não deixem de colocar o papel manteiga na forma - não o fiz e o fundo ficou grudado (se bem que isso fez com que a calda fosse totalmente absorvida, deixando o bolo ainda mais molhadinho e gostoso).

Bolo de limão siciliano
- 175 gramas de açúcar
- 3 ovos
- 135 gramas de farinha de trigo
- 1/2 colher de sopa rasa de fermento em pó
- 75 gramas de manteiga
- 75 ml de creme de leite fresco
- Raspas de 1 limão siciliano

Calda
- Suco de 1 limão siciliano
- 75 ml de água
- 100 gramas de açúcar refinado

Prepare a calda de limão, misturando todos os ingredientes e ferva apenas até que o açúcar esteja dissolvido. Reserve.

Unte e farinhe uma forma de bolo inglês, e forre com papel manteiga. Preaqueça o forno. Peneire a farinha com o fermento, misture e reservar. Derreta a manteiga e misture ao creme de leite. Reserve. 

Bata o açúcar e os ovos até formar uma mistura homogênea. Junte a mistura de creme de leite e manteiga, depois as raspas do limão e, por último, a farinha peneirada com o fermento, até a massa ficar homogênea. 

Asse por cerca de 30 minutos, até um palito fincado no meio sair limpo. Deixe esfriar por alguns minutos, desenforme e pincele com a calda enquanto estive quente. E corra para tirar foto antes que acabe.



Nenhum comentário: