Ficou bem bom, realmente com gosto de antepassados - mas da próxima vez vou tentar com gema a menos. Para quebrar a doçura, aproveitei os morangos que estavam vencendo na geladeira.
Anedótico foi saber que meus convidados não gostavam de arroz doce. Não sei se por educação ou sucesso, eles limparam os copinhos... O comentário de ambos foi: "Olha, pra falar a verdade não gosto de arroz doce, mas este aqui está realmente bom!" ÊÊÊÊÊ!
Arroz doce portuga com azedinho
- 2 copos de d'água
- 1 litro de leite
- 2/3 xícara de arroz (arborio)
- 4 gemas
- 1 xícara de açúcar
Aqueça em fogo médio a água, 400 ml do leite e o arroz (sem lavar). Quando levantar fervura, reduza o fogo para o mínimo e mexa de vez em quando, para soltar o amido do arroz e não deixar pegar no fundo, até todo o líquido ser absorvido e o arroz cozinhar - se preciso, acrescente mais água fervente.
Ferva os 600 ml de leite restantes. Enquanto isso, misture muito bem as gemas e o açúcar, com a ajuda de um fouet. Acrescente o leite fervido aos poucos, enquanto mexe vigorosamente esta pasta para as gemas não coagularem.
Transfira o arroz para uma panela limpa e alta, adicione o creme de gemas e misture. Cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, porém mexendo freqüentemente até engrossar. Retire do fogo e deixe descansar por 15 minutos.
Calda
- 1 caixinha de morangos
- 2 a 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 limão
- Cravos a gosto
Lave os morangos, corte-os em pedaços (guarde alguns para ornar o doce pronto) e coloque em uma panela com o açúcar, o sumo do limão e os cravos. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando até virar um doce quase puxa. Prove e, se preferir, acrescente mais açúcar - mas lembre-se que ele vai acompanhar um prato verdadeiramente doce. Pesque os cravos.
Para servir, coloque o arroz em potinhos individuais, jogue a calda por cima e coloque o morango decorativo. Pode servir em temperatura ambiente ou geladinho, como fiz.
2 comentários:
cris, odeio quando fico sabendo q um conidado nao come isso ou aquilo...me sinto a mais desavisa...mas como nao gostar desse lindo arroz doce...nao tem como! bjos
:)
não tem como adivinhar sempre, né? mas acho que eles realmente gostaram, ou não teriam dito nada...
bj
Postar um comentário