26.6.07

No tabuleiro da baiana tem...

"Vatapá, oi
Caruru
Mungunzá
Tem umbu
Pra ioiô..."

Lembrei desta letra enquanto jiboiava uma delícia de mungunzá, ou canjica, que deu supercerto apesar de alguns problemas na hora da feitura (a saber: panela de pressão não funcionou e o doce foi feito parte de manhã, parte à noite).

Achei a música bem adequada ao momento, pois já começo a sonhar com tudo que quero provar nos nove dias que passarei em Salvador, em julho. Além disso, a receita foi passada por uma filha de baiano, minha mãe.

(Só é uma pena que, com a letra, veio a voz da Gal, que 'garrou na minha mente desde então. Saco.)



Canjica
- 1 1/2 xícara de canjica
- 1 garrafa pequena de leite de coco
- 1 colher de sopa cheia de coco ralado
- 1 lata de leite condensado (ou leite integral e açúcar a gosto)
- Cravo e canela em pau a gosto
- Opcional: 2 colheres de sopa de amendoim (sem ser salgado, plis!)
(Na hora, acrescentei ainda 1/2 xícara de leite e 1 colher de sopa de açúcar, mas imagino que por obstáculos no preparo.)

Coloque a canjica de molho em água, com os cravos, de um dia para outro. Leve ao fogo nesta mesma água até o grão amolecer, com as canelas: na panela de pressão, é rapidinho.

Quando a canjica estiver macia, leve o dengo pra cozinhar em banho-maria: acrescente o leite de coco e o coco ralado e mexa. Depois coloque o leite condensado e os amendoins e continue mexendo, até o caldo ficar grosso e saboroso. Se preferir, pesque os cravos e as canelas antes de servir. Coma quente ou frio, com a bênção do orixá.

3 comentários:

laila disse...

me pegou em cheio, a musica + mugunzá! hummm amo amo e amo, e que sorte hein menina, vai passar dias sob proteção baiana, um luxo!boa viagem!

A simplicista... disse...

Ih, menina, essas férias vão render, cê vai ver. Estou até tentando emagrecer preventivamente antes, pra experimentar de tudo bem muito. Mas tem sido tão difícil fazer dieta com tantas idéias gordas pululando na minha cabeça...

laila disse...

ahahhaha, entao a tua palnetaria é da arno? pq a minha tem problemas pra bater quando é só uma...duas ou mais já dá...não entendi o lanche de abaixar o corpo...nao conheço isso...