
E foi o que fez. E assim morreu."
Escrevo essa historinha para homenagear os bichinhos que invadiram minha quínua e me forçaram a me reinventar às 9h da noite. Se não fosse por eles, eu teria apenas repetido uma receita já conhecida e não teria acrescentado nenhuma novidade a minha pobre existência. Por causa deles, busquei inspiração no belíssimo blog La Tartine Gourmande, arregacei as mangas e fui à luta.
Torta-quiche de espinafre
(Usei massa folhada pronta, que já estava descongelada para o strudel)
- Um maço de espinafre
- Uma abobrinha cortada em tiras bem fininhas
- 1/2 cebola média picada
- 4 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de azeite
- 3 ovos
- 1/2 de xícara de leite integral
- 1/4 de xícara de creme de leite fresco
- 1 colher de chá de cominho
- Parmesão ralado, o quanto baste
- Sal e pimenta a gosto
Ligue o forno. Coloque as folhas de espinafre em água salgada e deixe ferver, entre 3 a 6 minutos, de acordo com a quantidade. Enquanto isso, corte a abobrinha, a cebola e o alho e reserve. Escorra muito bem o espinafre fervido (esprema bem para tirar o máximo possível da água) e pique grosseiramente.
Unte uma forma de torta, disponha a massa e faça váááários furos no fundo com a ajuda de um garfo. Cubra com papel-manteiga e encha de feijões ou arroz, até ficar bem pesadinho. Coloque no forno preaquecido por uns 20 minutos.
Refogue a cebola e o alho no azeite e no cominho por uns 4 a 5 minutos em fogo baixo, para reduzir. Acrescente as tiras de abobrinha, refogue e tampe. Elas ficam ali por uns 15 minutos, então você precisa abrir a panela e mexer de vez em quando para não grudarem e cozinharem por igual. Quando estiver pronto, acrescente o espinafre, adicione sal e pimenta (usei uma vermelha) e misture tudo muito bem. Deixe cozinhar por mais uns 2 minutos, desligue o fogo e reserve.
Tire a forma, descarte o papel e os feijões e a coloque novamente no forno por mais 3 minutinhos. Enquanto isso, bata os ovos com o leite e o creme de leite com um fouet, até tudo misturar realmente bem. Coloque um pouquinho mais de sal e pimenta nesta mistura.
Pegue a forma com a massa, coloque as verduras espalhadas no fundo e jogue o líquido. Polvilhe com bastante parmesão e leve ao forno médio por uns 30 a 40 minutos, até dourar a parte de cima.
4 comentários:
hummm de dar água na boca! parabéns pela volta por cima! bjs
Oi, Ana!
brigada... Ficou gostosinho mesmo. E agora me animei para fazer outros quiches... ;)
Meu pai sempre diz que "a necessidade é a mãe da invenção".
Muito sábio seu pai.
Como foram as férias?
:)
Postar um comentário