14.9.07

Pense vermelho

Sabe quando você quer algo gostoso e quentinho, mas não está a fim de grandes produções? Ando nesse ritmo atualmente. Junto à falta crônica de ingredientes em casa, estou economizando trabalho na cozinha.

"Mas isso não é desculpa para comer um sanduíche frio", pensei. Em 50 minutos (contando o tempo de forno) eu tinha uma refeição bonita e saborosa. De tão bem-sucedida, agora quero experimentar outras versões e rechear legumes mil.

Como trilha, recomendo "Let's call the whole thing off" ("You like potato and I like potato; you like tomato and I like tomato...")

Tomates gorduchos
- 3 tomates
- 1 lata de atum
- Meia torrada
- 1/4 de cebola
- Salsinha
- Queijo parmesão
- Sal e pimenta (usei chipotle) a gosto

Lave os tomates, corte as "tampas" (mais ou menos 1/3 deles) e guarde-as. Com uma colherinha, tire o interior com cuidado; reserve-o. Jogue sal no interior das frutinhas e coloque-as de boca para baixo numa tábua, para drenar a água.

Preaqueça o forno. Pique a cebola bem picadinha. Corte a salsinha bem mal cortada. Abra a lata de atum (usei a "light", imersa em água) e escorra bem. Coloque o peixe num recipiente, acrescente o interior dos tomates e amasse bem com um garfo. Esfarele a torrada e jogue na mistura, para dar liga. Acrescente os temperos e misture bem, provando a seu gosto.

Enquanto faz o recheio, coloque os tomates no forno, em uma assadeira untada, com a boca para cima. Eles podem ficar lá uns 10 minutos. Retire-os do forno e recheie com cuidado. Cubra-os com o parmesão, coloque as tampas e leve a assadeira novamente ao forno, por mais 20 minutos. Sirva como acompanhamento (ontem, de uma massa) ou apenas com salada.


6 comentários:

Anônimo disse...

nhammm, que gostosinho...

A simplicista... disse...

:-)
Acho que você bem ia gostar, viu?
beijos!

Laurinha disse...

Que lindo, linda apresentação, Adorei!
Beijinhos,

laila radice disse...

lindo! sempre como tomates receheados mas frio...essa versao aconhegante parece maravilhosa! bjos

A simplicista... disse...

Laurinha,
brigada!

Laila,
acho que você vai gostar... e é mais uma opção para sua irmã veggie - basta mudar o recheio!
beijo

Anônimo disse...

Acabo de provar a receitinha. Não ficou tão bonitinho quanto o seu - acho que tirei cedo demais do forno -, mas está aprovado. Na versão dieta, comi o tomatão puro, como prato principal mesmo. Bem bom. Saudade de vc. Beijo