14.1.08

Pestare

Estava eu com um salmão na geladeira. Eu olhava para ele, ele olhava para mim. Mas nem eu nem ele conseguíamos decidir como prepará-lo.

Aí conheci um novo blogueiro de comida e, na primeira visita ao blog dele, encontrei a solução: pesto!

Salmão com pesto
- 1 filé de salmão
- Um punhadão de manjericão
- Um punhadão de nozes (originalmente, pinoles)
- 1 dente de alho (gente, coloquei três e não prestou. Quero dizer, ficou ardido pacas e até funcionou com o salmão. Mas não recomendo)
- Um punhadinho de queijo parmesão (originalmente, pecorino)
- Azeite, quanto baste
- Sal e pimenta branca moída, quanto baste

Tempere o salmão e prepare-o como preferir: eu gosto de enrolá-lo no papel alumínio até assá-lo e só abrir nos últimos cinco minutos, para pegar uma corzinha.

Quebre as nozes e pique grosseiramente o alho e o manjericão. Macere bem os três ingredientes no pilão, colocando o azeite aos poucos. Quanto começar a virar uma pastinha, coloque o queijo e acerte o sal e a pimenta.

PS: Vocês sabiam que existe um campeonato mundial do melhor pesto?

3 comentários:

laila radice disse...

com ceretza vc se endeream muito bem depois da escolha da receita, nao? agora é novidade sbare desse concurso vou xeretar lá! bjos

Anônimo disse...

Não tem jeito né? Pesto é bom de quase todo jeito... mas aqui em casa vão vários dentes de alho, porque a gente curte muito, só que aí eu dou uma fritadinha para tirar o ardor!

Gostei muito do seu blog - descobri hoje! Parabéns!

Chris

A simplicista... disse...

Ih, Laila, você nem imagina o quão bem! hihihi

Chris (mais uma!), volte sempre! Nunca frite o alho antes do pesto, mas é uma excelente dica! Obrigada!