3.1.08

A vitória é doce

Trocentos anos atrás, eu nem sabia cozinhar direito, mas conseguia fazer caramelo que era uma beleza, sem medida nem nada. Enquanto minha mãe penava, eu fazia a calda do pudim com um pé nas costas. Escolhia até a quantidade, a cor, se seria feita na panela ou no microondas, tudo na base da beiçada. Ou seja, um espetáculo.

De repente, não mais do que de repente, um dia acordei e descobri ter perdido a mão. Passei os últimos cinco anos só fazendo farofa atrás de farofa, quilos de açúcar jogados no lixo. Não adiantava seguir receita: simplesmente não saía. Minha mãe, que aprendeu a fazer a calda no microondas, não podia acreditar no que escutava.

Em 2008, resolvi não ser mais tiranizada pela maldição do caramelo e encarei o desafio de frente. Não saiu na primeira tentativa, nem na segunda. Na terceira, já suando frio, com os olhos vidrados na panelinha enquanto os segundos pareciam horas, vi aos poucos a calda chegar num ponto bom, dourar linda. Vim, vi e venci.

Salada de camembert e nozes caramelizadas
- Folhas verdes
- Palmito
- Um bom camembert
- Nozes inteiras
- 250 gramas de açúcar
- 250 ml de água
No dia anterior, ferva os palmitos para evitar o botulismo, deixe-os esfriar e guarde-os na geladeira com água, sal e um pouco de vinagre branco.
Numa panela, coloque o açúcar e a água numa panelinha e leve ao fogo baixinho, para derreter o açúcar. Quando isso acontecer, aumente um pouco o fogo, fique de olho e não mexa. De vez em quando, passe um pincel com água nas bordas, para dissolver os cristais. Quando chegar na cor de caramelo, desligue o fogo e tire do fogão - cuidado porque o caramelo ainda escurece um pouco mais. Mergulhe as nozes, tire-as com cuidado com um garfo e deixe-as secando em um prato de porcelana limpo e seco.
Monte a salada com as folhas verdes, fatias de camembert, os palmitos cortados em rodelas e as nozes. Tempere com um bom azeite, sal e a melhor pimenta que tiver em casa.

2 comentários:

Elvira disse...

Essa salada é mesmo ao meu gosto! Deliciosa. :-)

PS: já agora, não tenho jeito nenhum para caramelo. ;-D

Bjs.

A simplicista... disse...

Oi, Elvira!
Olha, se eu consegui, você também consegue. Não desista!
:)

beijos