3.9.07

Quantas abobrinhas

Abobrinhas começando a passar do ponto
+
um naco de parmesão
+
falta de paciência para grandes produções, muito menos para sair de casa
=
claro que me lembrei daquele chef maluquinho inglês, né?

Massa com abobrinha, manjericão e parmesão do Jamie Oliver:
- 450 gramas de massa
- 1 limão (usei siciliano)
- 8 a 9 abobrinhas pequenas (usei duas médias, mas deveria sido o dobro)
- 1 dente de alho
- 4 colheres de sopa de azeite dos bons
- 200 gramas de parmesão ralado na hora
- Um bom punhado de manjericão fresco picado (infelizmente não tinha fresco, só desidratado; infelizmente, não estava mesmo com paciência para sair e comprar um maço)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto

Comece cortando as abobrinhas bem fininho. Reserve.

Coloque a água para ferver com um fio de azeite. Pique o alho bem pequenininho. Esprema o limão e reserve o suco.

Quando a água ferver, coloque o sal e jogue a massa. Numa outra panela (precisa ser grandinha, porque é ali que você vai misturar tudo), junte o azeite e o alho, mas não o deixe dourar. Jogue a abobrinha e refogue bem por dois minutos, tomando cuidado para não quebrar os pedaços. Acrescente o suco de limão, o manjericão e deixe cozinhar. Eu tampei a panela e, de minuto em minuto, virava as abobrinhas, para que todas as fatias cozinhassem igualmente.

Neste tempo, a massa deve estar no ponto. Escorra e jogue sobre as abobrinhas. Coloque a pimenta-do-reino e misture com cuidado. Acrescente aos poucos o parmesão ralado, mexendo devagar, para que o queijo derreta e seja incorporado por igual, sem virar uma placa derretida grudada. Talvez você precise de um pouco mais de azeite neste ponto, mas seja parcimoniosa. Acerte o sal e sirva imediatamente, com mais parmesão por cima.

2 comentários:

laila radice disse...

ai que delicia! adoro massas com legumes, asism bem simples, o limão deve dar um toque bem interessante...mto boa sugestão! bjs

A simplicista... disse...

Laila, fiquei bem feliz com esta receita. Já havia visto outras com limão siciliano, mas sempre levavam creme de leite também. Essa é legal porque a base é azeite e suco, então não fica pesado.
bj