10.1.08

Perfeição, sei o teu nome

Numa era distante, uma das minhas mais queridas e antigas amigas, Giovana, fez uma musse de sobremesa para um jantar de fim de ano. Estávamos no primeiro ano de faculdade e éramos duras pacas, mas economizamos alguns tostões para ela colocar a mão na massa.

Minha lembrança de então é de que foi o dinheiro mais bem empregado do mundo. Aquilo era simplesmente a perfeição.

Racionalmente, poderia achar que minha lembrança gustativa estivesse influenciada pela alegria daquele jantar e a euforia juvenil. Contudo, anos depois, ela continua fazendo essa musse fantástica com o mesmo amor, sempre no meu aniversário, o presente mais esperado e desejado de todos.

A mais perfeita musse de chocolate do mundo, by Gi
- 200 gramas de chocolate ao leite
- 200 gramas de chocolate meio amargo
- 4 ovos
- 1 lata de creme de leite sem soro
- Raspas de chocolate branco e cerejas para decorar

Separe as gemas da clara. Rale o chocolate, não muito fininho, só pra ficar mais fácil de derreter e leve ao fogo em banho-maria. Ele está no ponto quando ficar uniforme e começar a fazer bolinhas.

Tire do fogo, junte as gemas e misture bem. Vai ficar uma maçaroca meio feia, mas não se assuste. Com uma colher de pau, misture bem para não deixar com muito gosto de ovo.

Feito isso, bata as claras em neve. Cuidado só pra não deixar muito dura (acho que pode deixar no final a musse mais firme que o desejável). Junte então o creme de leite ao chocolate e bata bem na batedeira até ficar um creme bem bonito.

Depois é só misturar a clara em neve. Tem gente que diz que isso deve ser feito só com a mão. Eu já fiz isso, mas também já bati à máquina de novo. Não lembro bem de qual jeito fica melhor. Ai é só pôr pra gelar e esperar endurecer.

12 comentários:

Gourmandisebrasil disse...

Úma das receitas que faço é extamente com estas medidas, mas sem as gemas. E no final, as claras são aquecidas com 2 colheres de açúcar no banho-maria e depois montadas.
Sabia que o soro do creme de leite é recomendado para mulheres, principalmente na menopausa. Tem muita proteína e sais. Depois que descobri isso, passei a incluir com soro e tudo.
bjo,
Nina.

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

A minha receita é bem parecida com essa, e é de comer rezando...
Maravilhosa!
Bjs

laila radice disse...

nossa essas lembranças somadas a foto me tentaram por d+!

uma opião talvez nao se deva bater muita as claras pq se ficam duras elas separam depois na geladeira! e quanto ao incoroprá-las a mão ou a máquina depende do resultado final q vc preferir , caso queira mais aerada, incorpore a mão, se preferir mais densa, use a batedeira!

bjos a vc e a gy!

A simplicista... disse...

Nina, não sabia dessa do soro. Talvez seja uma boa alternativa para sair da soja brasileira, ou transgênica ou ilegal.

Dani, é exatamente essa a minha reação sempre. E olha que sou atéia!

Laila, nunca vi as claras se separarem nessa receita - e olha que a Giovana já fez a musse de tudo que é jeito. Sei lá o que acontece, mas mesmo quando ela erra muito a mão (já até pulou água do banho-maria pra dentro do chocolate) o doce sai ótimo!

Nysa disse...

encontrei seu blog agora e adorei.. posso adicionar ao meu? é bom haver esses rituais no aniversário. a receita desse mousse soa muito bem, mas infelizmente aqui na alemanha nao há creme de leite sem soro :-((((( beijocas

Marcia disse...

Querida, sei que nunca vou me propor a fazer uma receita destas, se bem que nunc é nunca... mas fiquei tentada, o que já é bastante. Beijão

risonha disse...

coisa booooooooaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!

A simplicista... disse...

Oi, Nysa! Seja bem-vinda!
Que peninha você não ter creme de leite sem soro. Mas a Nina, que comentou aqui em cima, parece que faz com soro e tudo.
Claro que pode me adicionar ao seu blog. Aliás, já a coloquei aqui.
Quantas receitas gostosas você tem em seu café!

Oi, Marcia
"Nunca é nunca." Falou tudo. :)

Risonha,
você nem imagiiiiiiiiiiinaaaaaa! rs

cupido disse...

que bela mousse. eu faço sem creme de leite (chocolate, ovos, açucar); feita assim eve ficar uma maravilha.

A simplicista... disse...

Oi, cupido!
Você pode passar a receita?

cupido disse...

Claro

Normalmente uso uma tablete de chocolate com 200 g (pantagruel ou umas descobertas recentemente no Lidl, baratíssímas) e derreto em banho maria, com uma noz de manteiga, junto 4 ou 5 ovos (normalmente não bato as claras em castelo, porque gosto da mousse muito consistente) e levo ao frigorífico. É muito simples.

A simplicista... disse...

Oi, Cupido!
Obrigada pela receita! Será que dá certo como recheio de torta?