25.5.07

Cozinhando com o velho Bona

Conhece Ricardo Bonalume Neto? Grande figura. Cético, anárquico, atravessa os dias entre bazucas, livros, bichos e vinhos. Quando vai para a cozinha, assume vertente mais suave, como você pode conferir abaixo, pela prática receita de muffins.

Da próxima vez que ler seus textos ácidos na Folha de S.Paulo ou suas análises sobre belicismos, lembre-se que até os brutos podem ser fofs: "Segue aqui uma excelente receita de muffin para microondas para as meninas. Eu fiz agora, ficou muito bom. Rende bastante e é simples e rápido de fazer. Claro, o recheio pode ser variado."

Micromuffins
- 1 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1/2 xícara de chá de açúcar
- 1/2 xícara de chá de leite
- 100 gramas de manteiga derretida
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 ovo
- 1/4 colher de café de sal
- 1/2 xícara de chá de geléia de goiaba ou outra de sua preferência

Numa tigela grande, misture a farinha, o fermento e o sal. Em outra tigela, misture a manteiga com o ovo, a essência de baunilha, o açúcar e o leite até ficar homogêneo. Junte a mistura de leite à farinha e mexa rapidamente até combinar todos os ingredientes.

Distribua em 8 formas de empada grandes (de papel ou outro material que possa ir ao microondas). Distribua as formas nas bordas do prato giratório do microondas e programe 4 a 5 minutos na potência alta. Retire do microondas e aguarde amornar.

Ponha a geléia em um saco de confeitar e decore ou injete a geléia nos bolinhos. Se desejar, polvilhe confeitos coloridos sobre a geléia.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acho que o nome do doce deveria ser "muffin-fofs" a partir de agora

Anônimo disse...

O doce pode ser gostoso, mas no quesito apresentação o Bona ficou devendo. A foto parece a imagem de uma colônia de bactérias no microscópio.

A simplicista... disse...

hahaha!
É mesmo! Bom, ele me avisou que os muffins não eram muito fotogênicos. Mas tudo bem: que parecem ser fofs, isso parecem...