10.5.07

Um caso de amor

Tenho muita sorte de (na)morar com um moço lindo e talentoso. Como se não fosse suficiente, ainda pilota muito bem as panelas, compensa minha inaptidão com carnes e afins e divide comigo a responsabilidade pelo cardápio. Mas algumas receitas dele são especiais, entre elas as panquecas americanas.

Adoro acordar com o cheirinho saindo da cozinha e vê-lo fazer uma a uma com esmero, tentando formar rodelas perfeitas e iguais. Depois, deixar a manteiga derreter numa recém-saída do fogo e jogar maple syrup por cima, que rebate o café forte e amargo. Sem contar a versão "almoço pra quê?": Nutella sem economia sobre toda a panqueca, coberta por rodelas de banana madura.

Namorido acha que, após a chegada do aparelho de waffle, as panquecas perderam o posto no café da manhã. Pois está redondamente enganado.

Panquecas americanas
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 ovo
- 1 1/2 colher de sopa generosa de açúcar
- 1 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 0,3 colher de chá de bicarbonato
- 2 colheres de sopa de manteiga derretida (com sal)
- 0,7 xícara de leite
- 0,3 xícara de creme de leite fresco
- Baunilha é opcionalíssima

Misture tudo na mão, com um fouet ou uma colher de pau, até ficar homogêneo. Aqueça uma frigideira antiaderente. Coloque uma concha de massa por vez - quando formar bolhas/buraquinhos, vire e deixe dourar do outro lado. Esse processo é rápido, então tome cuidado ou a panqueca queima! Sirva quente with your favourite topping.

4 comentários:

laila radice disse...

eu quero!!!
ai posta essa receita, vai...morro de vontade de fazer as bem ditas panquecas americanas...e q sorte a tua hein? um namorido q acorda mais cedo e ainda faz panquecas so pra vc...ai qm me dera..bjos

A simplicista... disse...

Laila, taí. A receita foi adaptada da original, que ele trouxe dozeua.

Na verdade, ele não acorda cedo não - só menos atrasado do que eu... rsrsrs

Depois me conta como ficaram as suas!

beijo

laila radice disse...

eheheh logico...farei no domingo, dia de todos acordarem tarde e curtirem o cafe...bjos

Irene Heilborn disse...

0,3, 0,7... Não entendi essas medidas! Poderia explicar, por favor? Obrigada!