23.5.07

Veja você, até o papa (a)prova

Pães prontos, olhei para o relógio e vi que o tempo urgia: era hora de pensar no jantar. Queria preparar uma comidinha gostosa - porém, nada que levasse seis horas e me mantivesse presa na cozinha.

Não pude contar muito com o frango. A gata Marieta, carnívora, havia atacado o dito assim que descongelara, e só consegui salvar uma parte. Na geladeira, as mandioquinhas piscavam para mim. Lembrei que o Bento XVI tinha acabado de provar nhoque feito delas em sua passagem por São Paulo. Se ele pode, por que não a gente?

Nhoque de mandioquinha
- 1 quilo de mandioquinha
- 1 ovo
- 150 gramas de farinha de trigo
- Sal e noz moscada ralada
- Parmesão a gosto
Descasque as mandioquinhas, corte em rodelas e coloque em água fervente, com sal, até que estejam bem macias. Escorra bem, esprema e deixe esfriar, pero no mucho. Junte o ovo, a farinha, o queijo, o sal e a noz moscada e amasse bem, até a massa desgrudar das mãos. Se necessário, coloque mais farinha (atualização tardia: usar maisena para dar o ponto é uma opção, pois deixa a massa mais sequinha).

Faça rolinhos e corte os nhoques, com cerca de 3 cm. Coloque em uma assadeira farinhada e deixe no sol por uma meia hora (na falta de sol, deixe descansar um pouco sobre o forno quente). Enquanto isso, ferva água em uma panela grande, com sal, um fio de azeite e uma folha de louro.

Coloque os nhoques para cozinhar, um tanto de cada vez. Eles submergem imediatamente, mas alguns minutos depois vêm à tona, pedindo ajuda. Resgate os bichinhos com uma escumadeira e coloque-os numa travessa. Depois que todos estiverem cozidos, jogue o molho de sua preferência em cima, cubra com mais parmesão e sirva imediatamente.

4 comentários:

laila radice disse...

adorei a dica de deixar secar...desconhecida por mim... está mto apetitoso!
bjos

A simplicista... disse...

Pois tente! Evita que as bolinhas desmontem na água.
beijos

Agdah disse...

Menina, eu tenho uma vontade de fazer massas em casa...fiquei incentivada, agora.

A simplicista... disse...

Agdah,
Faça sim! Preparar a massa em casa é uma delícia e fica mais leve do que a encaixotada. Se quiser umas boas receitas, Jamie é a resposta.
bj